Segunda-feira, 10 de Dezembro de 2007
“Four-masters in a snug harbour”.
“Navios de 4-mastros num porto acolhedor”, será a tradução para português do título desta foto já bem antiga. O autor foi um fotógrafo natural de St. John´s nascido em 1923, de nome Fred Ruggles e esta foto foi publicada na edição da revista “Life” em 20 de Outubro de 1952. Já encontrei esta edição à venda na internet, mas pelo que apurei a foto não é parte específica dum artigo sobre a frota portuguesa de pesca mas sim sobre a cidade de St. John´s em si e aspectos ligados a ela. Esta foto surge pois como mais um exemplo visual da vida em geral de St. John´s, mostrando 3 lugres da frota branca ancorados no porto, na minha opinião bem pela fresca da manhã, devido à neblina que paira sobre a água e à luz solar mais forte do lado direito, ou seja de nascente, a Oeste. Pelo menos os dois lugres em primeiro plano são 2 dos 3 “cisnes brancos”: “Argus” “Creoula” ou “Santa Maria Manuela”, mas o terceiro mais ao longe não estou certo, embora pareça ser um deles. Nesse caso estariam os 3 juntos na mesma foto, algo que nunca vi noutra foto das muitas que existem. A luz da fresca manhã e a neblina sem dúvida tornam a imagem sublime, de uma paz e quietude contagiante, o que para quem conhece minimamente a história da pesca ao bacalhau, sabe que é um quase poético contracenso, pois a dureza para homens e navios era bem grande. Se fosse eu a dar um título à imagem e numa expressão que não é nova, provavelmente diria que aqui vejo “o descanso dos guerreiros”, pois eram “soldados” de Portugal em armadura de aço (eram navios construídos em aço) que tinham grandes deveres a cumprir... .
Fred Ruggles faleceu em 1996.


publicado por cachinare às 13:36
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De jaime a 1 de Julho de 2009 às 23:43
O PORTO DE SANTO JONAS É UM PORTO QUE NUNCA SE PODE CONFUNDIR ,EM ESPECIAL POR QUEM PASSOU POR LÁ COMO OS PESCADORES BACALHOEIROS PORTUGUESES E NÃO SÓ !
E ESTA FOTO RETRATA BEM OS NAVIOS ANCORADOS NO MEIO DA BAIA ,QUE PELA PRIMEIRA VÊS VI ,ANTES NUNCA ME TINHA APERCEBIDO DISSO ,SEMPRE VI OS NAVIOS ATRACADOS AO TRAPICHE E NUNCA ANCORADOS !
AGORA OS NAVIOS EM VISTA TEM RAZÃO O AMIGO ANTÓNIO, PARECEM SER PELO MENOS DOIS CISNES E O OUTRO TENHO DUVIDAS ,MAS DE CERTEZA QUE SÃO OS MAIS LINDOS NAVIOS DE VELAS QUE TIVEMOS NA FROTA BACALHOEIRA !
JAIME PONTES


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos