Quarta-feira, 4 de Março de 2009
Muros, sede do IX Encontro de Embarcações Tradicionais da Galiza, 2009.

A Federação Galega pela Cultura Marítima e Fluvial (FGCMF) em assembleia celebrada a 11 de Outubro passado em Cambados, deu a conhecer a sede onde se realizará o IX Encontro de Embarcações Tradicionais da Galiza. Competiram duas candidaturas, com excelente oferta organizativa e de conteúdo: a “Mar de Muros”, “Canle de Lira”, “Esteirana” e “Mar de Noia” juntas propondo Muros, e a “Associação Marítima de Vilaxoán” com a “Associação Rompetimóns de Carril” propondo Vilagarcia para local do encontro. Ambas as candidaturas tinham o aval dos respectivos concelhos bem como diferentes agentes sócio-culturais.

Para a Direcção da FGCMF, esta dupla candidatura causou, por um lado, uma imensa satisfação por se constatar o grande grau de envolvimento do movimento associativo de recuperação da cultura marítima e fluvial em duas comarcas e por outro, a dificuldade em eleger um dos excelentes projectos apresentados. A escolha de Muros, irá sem dúvida contribuír para aumentar o movimento associativo na ria local e muito possivelmente na zona da Costa da Morte vizinha.
O Encontro de Embarcações Tradicionais da Galiza, que tem como principal finalidade a promoção e valorização do rico e variado património marítimo-fluvial galego e do norte de Portugal, é convocado a cada 2 anos pela FGCMF. O primeiro celebrou-se em Ribeira (1993) e os seguintes em Coruxo, Vigo (1995), O Grove (1997), Rianxo (1999), Poio (2001), Ilha de Arousa (2003), Cambados (2005) e Ferrol (2007). Se no de Ribeira estiveram presentes 24 pequenas embarcações tradicionais, no de Ferrol eram já 175 da mais diversa tipologia, mais de 1.000 tripulantes da Galiza, Portugal, Euskadi (País Basco), Irlanda, Açores e litoral mediterrâneo espanhol.
Actualmente a FGCMF é constítuída por 42 entidades de vários tipos (culturais, desportivas, profissionais, etc), sendo a última a “Associação de Engenheiros Navais da Galiza) e outras aguardam a integração.
Na assembleia também se realizou a retrospectiva do que foi desenvolvido em 2008. O mais relevante foi a participação em Julho na Festa Marítima Internacional celebrada em Brest, as “olimpíadas” da cultura marítima que desde 1992 se celebram nesta cidade da Bretanha. Este ano estiveram presentes cerca de 1 milhão de visitantes, 2.000 embarcações de 30 países e 800 jornalistas vindos de todo o mundo. A Galiza foi uma das convidadas de honra levando uma delegação de 150 pessoas, deles mais de 90 tripulantes para as 25 embarcações tradicionais galegas montando-se também uma exposição sobre os barcos galegos, a “village galicien”, vista por milhares de pessoas.
 
Adaptado do artigo da FGCMF.
 
Pelas fotos notam-se as excelentes condições naturais que a Galiza tem para a realização destes encontros. Já lá estive algumas vezes e é sem dúvida uma região abençoada pela beleza das suas costas “ultra recortadas”, com praias de ondulação calma e muito a descobrir. Muros é apenas uma de muitas e variadas povoações piscatórias e por certo o sucesso do Encontro 2009 baterá os números do Ferrol 2007. A quem gostar de barcos, mar, peixe, convívio e tradição Celta, aconselho vivamente a visita ao evento e à região. Os barcos agradecem.
 
Site oficial do Município de Muros - Galiza.

tags:

publicado por cachinare às 08:43
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Aproveitando a ocasião, sugiro a todos, pescadores...
Na verdade, tal como diz o Jaime Pontes, esta pose...
Claro que como demonstração tá tal e qual mas ,não...
Tal como se fosse um «filho pródigo», 7 meses depo...
é com orgulho e admiração que leio e recordo este ...
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos