Segunda-feira, 30 de Março de 2009
“Força do Vento – Confecção das Velas dos Navios Bacalhoeiros Portugueses”.
Obra editada em 2003 pela Comissão Cultural da Marinha, da autoria do Comandante Marques da Silva, antigo piloto, imediato e capitão do “Creoula” na Terra Nova à pesca do bacalhau, entre muitas outras campanhas. Foi apresentado a bordo do “Creoula” na Gafanha da Nazaré e aborda um estudo sobre a confecção do velame das embarcações envolvidas na pesca do bacalhau, trabalho inédito em Portugal e da maior importância. Sendo um homem com enorme gosto pelo modelismo naval, referia na apresentação do livro que: “Ao terminar a construção de um dos meus modelos de embarcações de vela, quando cheguei à fase da confecção dos panos, consultei alguns livros na expectativa de encontrar informação acerca deste assunto mas não encontrei referências detalhadas.
Foi nesta ocasião, que me passou pela mente a ideia de começar a escrever o que ainda recordava, da forma como sempre tinha visto executar estes trabalhos, pelas mãos dos marinheiros dos navios de vela em que embarquei, durante a minha longa passagem pela pesca do bacalhau. Foi minha vontade recordar uma arte que ainda tive o privilégio de conhecer e deixar um testemunho de respeito e admiração, pelos profissionais do mar que com tanto saber e humildade a executaram. Por esta razão me propus registar o que aprendi e deixar o mais pormenorizado possível esse registo, de forma a que possa ser consultado, por quem mais tarde tiver a curiosidade de saber como estes trabalhos se executavam”.
Baseado no artigo da Revista de Marinha.
 
Tal como o Comandante terminou a sua apresentação, este registo é da maior importância para quem se interessa por navios, pela pesca do bacalhau e modelismo naval. Além disso existe um veleiro neste momento a ser recuperado  - o “Santa Maria Manuela” - para o qual a sua colaboração é bastante importante e quem sabe um dia quando alguém decidir construír réplicas dos belos lugres bacalhoeiros (era bom que não fosse daqui a 500 anos!), vão concerteza agradecer a publicação deste documento técnico naval.


publicado por cachinare às 09:01
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Anónimo a 30 de Março de 2009 às 18:48
Quando o ano passado fazia uma das minhas deambulações pelo magnífico Museu Marítimo de íÍhavo, apercebi-me de interessante conversa entre dois homens de mar, fazendo com que dali a pouco constatasse estar em presença de um antigo pescador bacalhoeiro e do até então para mim pessoalmente desconhecido, Cap. Marques da Silva.
Logo ali entabulamos conversação, e ainda maior admiração perante as magníficas miniaturas saídas de suas mãos e oportunamente oferecidas aquele sempre admiravel Museu Marítimo.
Ontem, mais uma vez tive oportunidade de me deleitar a observar aquelas belas peças, o que para mim já vem sendo quase como uma tradição sempre que vou.
para aquelas bandas.

Quanto à visita julgo ter sido de plena satisfação para todos, sendo de realçar as excelentes visitas guiadas, feita pelo Dr. Ângelo Lebre, e posteriormente
no Navio/Museu Santo André, pelo Dr. Hugo.
Com agrado tivemos a surpresa de ali encontar o
casal Jaime Pontes e depois a D. Maria José Firmino,
viúva do Cap. Morais de Almeida e seus filhos.
Enfim, foi um belo dia bem passado, que por aquilo que nos foi dado observar, calou bem fundo nos sentimentos de quantos tiveram ensejo de reviver as
venturas e desventuras de um tempo que jamais voltará.
A repetir.

Albino Gomes



Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos