Quarta-feira, 6 de Maio de 2009
Vasco Granja, 1925-2009.

Faço 34 anos dentro de um mês, e este senhor é uma das referências da minha vida. O senhor Vasco Granja faleceu há dois dias atrás em Cascais depois de uma vida dedicada à animação mundial, e como a mim, marcou muitos miúdos da minha geração em Portugal que escrevem imenso sobre ele nestes últimos dias e não só.

Era um perfeito contador de histórias, através dos bonecos que seleccionava para cada um dos seus programas na tv e os que mais me marcaram na altura eram oriundos da Europa de Leste, muitos baseados em marionetas. Vinham de países “estranhos e cinzentos” como a Checoslováquia, Polónia, Roménia, Hungria, etc e nunca mais os esqueci.
Nunca o imaginaria na altura, mas hoje vivo e trabalho num desses países, a Polónia e desde que cá cheguei há 4 anos, que tenho mencionado a colegas conhecer vários dos seus bonecos de animação desde miúdo. A reacção é sempre de surpresa, sobre como alguém do distante Portugal pode conhecer coisas que supostamente não passavam pela Cortina de Ferro. Vários destes bonecos fazem hoje em dia por cá parte de spots publicitários, vistos como imagem de marca da Polónia.
Fica o meu agradecimento público ao Sr. Vasco Granja por nos ter mostrado que para além de uma Cortina de Ferro, onde a vida realmente era tão cinzenta e difícil para a maior parte das pessoas sob a mão do Comunismo, existia uma singeleza e humildade tão bem expressa na arte da animação destas gentes. O desenho que aqui apresento, obra de Tadeusz Makowski, é um perfeito exemplo disso.
 
Descanse em paz, Sr. Vasco Granja, e obrigado.
 
Sobre a vida de Vasco Granja.

tags:

publicado por cachinare às 08:07
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De elmanofilo a 7 de Maio de 2009 às 11:29
Também recordo com saudade este apresentador ligado à animação.


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Sales Manager (https://numberoneboats.com/)Sales M...
Este arranjo está relacionado com a sua transforma...
Caro José Valério,Obrigado pelo comentário e refer...
Bom diaParabéns pela excelente pesquisa e apresent...
Parabéns pelo artigo!Não conhecia!
Olá nasci a ouvir as histórias do meu tetravo. Gos...
Caro amigo Cunha - (Carocho do Rio Minho o CORVO)A...
Os meus falecidos pais que eram um jovem casal de ...
A aiola é uma adaptação local da antiga "iole", "y...
Primeira foto a catraia de vela ,mas com calma por...
tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

links
arquivos