Sábado, 9 de Maio de 2009
Portimão – 50 pescadores bacalhoeiros homenageados.

«A Câmara Municipal de Portimão homenageou no passado dia 5 de Maio os ex-bacalhoeiros do município, num jantar que teve lugar no Museu de Portimão e que reuniu cerca de 50 homens do mar, acompanhados pelos seus familiares.
O presidente da Câmara de Portimão justificou a iniciativa sublinhando que se tratou do “reconhecimento da comunidade aos corajosos homens cujo sofrimento tem sido esquecido e que prestaram ao país um inestimável serviço, em condições de vida gravosas”.
Manuel da Luz aproveitou a ocasião para lançar uma ideia, bem acolhida pelos presentes: “Uma vez que o Museu de Portimão é uma casa de cultura ligada ao povo, reflectindo a nossa rica memória da pesca e das conservas, seria muito interessante que promovesse encontros entre os bacalhoeiros e as escolas, para que seja transmitida a aventura do bacalhau, que vale bem a pena conhecer”.
Durante a entrega aos bacalhoeiros de um dvd com um documentário produzido pela RTP sobre a pesca do bacalhau, António Figueiras Jacques, de 70 anos, sintetizou publicamente a opinião geral: “Pensávamos que o nosso labor tinha sido completamente esquecido, mas ainda bem que alguém se lembrou de nós e esta iniciativa da Câmara de Portimão em muito nos sensibiliza”.
A exposição “Caixa da Memória – Bacalhoeiros do Barlavento Algarvio”, que recentemente esteve patente no Museu de Portimão numa colaboração com o Museu Marítimo de Ílhavo, foi o primeiro acto de reconhecimento para com os pescadores locais que andaram na chamada “faina maior” no período compreendido entre 1935 e 1974.»

 
Texto e foto - Região Sul – Algarve.
 
Pergunto aos autarcas das muitas outras “comunidades bacalhoeiras” quando vão homenagear os seus antigos pescadores. Concretamente, os pescadores bacalhoeiros das Caxinas, Póvoa de Varzim e Vila do Conde aguardam um evento / monumento ao que a Faina Maior representou para eles e para Portugal.


publicado por cachinare às 17:15
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De jaime pontes a 9 de Maio de 2009 às 21:20
Já agora até eu fiquei satisfeito ém saber que os pescadores bacalhoeiros de Portimão foram lembrados e homenageados ,será que vai ser desta que os pescadores bacalhoeiros de Caxinas e Poça da Barca vão ficar na história dos anais dos livros de memórias de Vila do Conde? .Mais vale tarde que nunca e os que já partiram nossos mais velhos que nunca ninguém se lembrou ém Vila do Conde que existiam foram sempre marginalisados ,por isso mesmo nós os de hoje vamos sempre lembrar que foi de Caxinas e Poça da Barca que sairam para o bacalhau a maior quantidade de pescadores ao longo de centena e meia de anos e que só por isso meressiam mais do que uma estátua , más como não temos ninguém que represente Caxinas e que mostre o quanto os nossos pescadores agradeçiam essa homenagém vamos sempre lembrando até que como diz o ditado ,agua mole ém pedra dura tanto bate até que fura ...meus comprimentos António e Bém Haja pelo blog que vai servindo para clarificar muitos pontos de vista ,pelo menos temos vós através da NET . ..Jaime Pião


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos