Sexta-feira, 29 de Maio de 2009
Navio-motor “Vaz” - 1964.

 

O navio-motor “Vaz” foi construído para a pesca do bacalhau em 1948 em Bolnes, Holanda, nos estaleiros N. V. Scheepsbowwerf Gebroeders, para o armador Brites, Vaz & Irmãos Ld.ª, companhia ainda hoje em actividade na Gafanha da Nazaré. Este grande navio em aço media 65,78m de comprimento, 9,72m de boca e 4,65m de pontal. Pescou com dóris desde 1949 até 1971, ano em que passou para a arte das redes de emalhar, mudando também o nome para “António Cação”. Em 1996 foi abatido, terminando uma carreira de 47 anos de pesca.
O raro filme aqui colocado, descobri-o ontem no blogue Galafanha e é mais um exemplo das muitas preciosidades do passado que muitos antigos pescadores e oficiais da Frota Branca guardam, partilhando-as de vez em quando “com o mundo”. O filme foi cedido pelo Sr. Carlos Anastácio, autor do filme e antigo oficial / imediato do "Vaz". Foi colocado “online” por camaroa.
Sendo um filme mudo, acompanhado por música, são cerca de 7 minutos sobre a campanha de 1964, onde se pode ver o navio a navegar com mau tempo e coberto de neve, para recreio de alguns tripulantes. Mostra também a entrada em St. John´s na Terra Nova e aspectos da baixa e do porto da cidade, com a frota atracada, onde é possível vislumbrar claramente o n-m “São Jorge” ou o n-m “Neptuno”.
É sempre uma sensação de “achado arqueológico” quando surgem estas raridades, as quais podem ser admiradas pelos entusiastas daqueles tempos e daquelas pescas, os tempos da Gloriosa Frota Branca.


publicado por cachinare às 10:01
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De jaime pontes a 29 de Maio de 2009 às 23:31
Pois este pequeno filme que bem me fêz neste momento o Vaz a entrar em Santo Jones debaixo de senó com aycebergues e com a cidade ém festa e com os navios todos atracados eu julgo que os navios estavam a preparar-se para navegar para a groenlandia , normalmente pescava-se 15 a 20 dias nos espalques na terra nova e depois navegava-se para santo jones para aviar combustiveis e isco , os navios atracados ao cais muitos deles conhecidos entre eles o Aviz o São Jorge o Neptuno o Dom Diniz e muitos mais que alegria a mim fas-me bém recordar é pena o filme ser curto não me importava nada de estar duas ou tres horas a ver estes pequenos filmes dos tempos dos bacalhaus é disto que o meu povo gosta ...Obrigado António por este pequeno filme e manda sempre alguma coisa que eu devoro logo ... boa noite ...Jaime Pontes


De Anónimo a 25 de Junho de 2009 às 01:39
O sr Carlos Anastácio, meu conterrâneo e amigo era o piloto ou imediato do Vaz e foi ele que fez o filme.Também é lele que aparece a esfumaçar enquanto vê o calado. Aqilo era só para botar figura. Hoje não fuma e considera aquele gesto uma asneira enorme. A idade melhora algumas coisas.

Cumprimentos

João Marçal


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos