Segunda-feira, 8 de Junho de 2009
"American Eagle"
Esta escuna dos Grandes Bancos foi construída em Gloucester, Massachusetts nos E.U.A. e lançada à água a 2 de Junho de 1930 com o nome “Andrew & Rosalie”. O seu destino era trabalhar na pesca e em 1941 é adquirida por um novo proprietário, o qual lhe muda o nome para “American Eagle” e transforma completamente para navio-motor, já sem velas.
Só em 1983 faria a sua última campanha de pesca, num total de 53 anos a pescar sem interrupção. Em 1984 entrou em trabalhos extensivos de recuperação durante 2 anos, pela mão engenhosa e conhecedora de 6 antigos capitães de escunas. Recomeçando a navegar em meados de 1986, totalmente aparelhada na sua forma inicial à vela, seria em 1991 designada como Marco Histórico dos E.U.A. e em 1994 faria a sua primeira viagem ao Canadá desde os seus dias de pesca. Esta escuna de 28 metros está preparada para acomodar até 26 passageiros em 14 cabines. Na cozinha, existe a particularidade de um fogão ao estilo antigo, a lenha. È uma das poucas embarcações à vela com licensa para viagens internacionais. O seu porto de abrigo é em Rockland, no estado do Maine.
Com as devidas diferenças em proporções, a semelhança com alguns lugres Portugueses da pesca ao bacalhau é enorme, nomeadamente na proa, em forma de “colher”. O “Oliveirense” ou o “Novos Mares” eram dois lugres com o mesmo desenho.
 
Site oficial, com várias fotos da sua história.
Regata de escunas de Gloucester a bordo da “American Eagle”.


publicado por cachinare às 08:14
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De jaime pontes a 8 de Junho de 2009 às 11:53
PODE-SE DIZER QUE DEIXOU DE PESCAR JÁ CANSADO ,TÁL E QUAL COMO UM VELHO PESCADOR ,NÓS TIVEMOS MUITOS LUGRES COM AS MESMAS CONDIÇÕES ,TÁL COMO O GAZÉLA E OUTROS QUE DERAM MUITAS VIAGÉNS AO BACALHAU ,MAS NEM POR ISSO FORAM E SÃO LEMBRADOS E HOMENAGEADOS COMO DEVE SER ,TUDO PORQUE OS NOSSOS INTELIGENTES SENHORES QUE TUTELAM O MAR E OS NAUTAS MARITIMOS TÉEM AMNÉSIA E DO PASSADO NÃO REZA HISTÓRIA ! MÁS ENQUANTO OUVER ALGUÉM QUE TRAGA A TONA DOS ÓCEANOS ALGO QUE FASSA LEMBRAR ,O QUE DE BÓM TIVEMOS NO PASSADO ENTÃO HÀ QUE DAR RELEVANCIA E NÃO DEIXAR MORRER ,PARA QUE OS DE HOJE E AMANHÃ SAIBAM QUE PORTUGAL FOI FORTE NA PESCA DO BACALHAU ATRVÉS DOS SEUS RUDES E FORTES PESCADORES QUE MUITO CONTRIBUIRAM PARA O SUSTENTO DURANTE CENTENAS DE ANOS ÉM PORTUGAL ,POR ISSO MAIS DO QUE JUSTA UMA SINSERA HOMENAGÉM AOS NOSSOS BACALHOEIROS , AQUI NA ZONA DE CAXINAS E POÇA DA BARCA ,PODE SER QUE COM TODOS A PUXAR PARA O MESMO LADO ALGUEM SE LEMBRE E DESAPAREÇA A TAL AMNÉSIA ! JAIME PIÃO


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos