Segunda-feira, 22 de Junho de 2009
Portugueses em St. Pierre et Miquelon – Terra Nova.

Estas pequenas ilhas no Sul da Terra Nova, hoje em dia parte do território da França, sempre foram bem conhecidas dos pescadores bacalhoeiros portugueses, que lá iam muitas vezes abastecer. A grande pesca do bacalhau terminaria em 1974, mas a presença portuguesa não.

Há dias recebi um comentário de Carlos de Matos, um português natural de Forninhos, freguesia do concelho de Aguiar da Beira, bem no interior Norte de Portugal e de passagem precisamente por estas ilhas de St. Pierre et Miquelon. Por lá descobriu que a presença portuguesa não desapareceu com o fim da grande epopeia da pesca do bacalhau e a língua de Camões circula em redor, bem como as marcas de pescadores que por lá passam. É o caso da foto (pertença do blogue oficial de Forninhos), que mostra a presença de navios portugueses nas ilhas, já numa nova era de pesca e outras fotos podem ser vistas nesse blogue, com o link abaixo.
Nem só na costa nascem pescadores e marinheiros. Fica o meu agradecimento ao amigo Carlos de Matos por esta referência à história bacalhoeira e a novidades daquelas ilhas.
 
Aqui fica o blogue - forninhos.blogspot.com

tags:

publicado por cachinare às 08:27
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De jaime pontes a 22 de Junho de 2009 às 14:20
POIS SÃO PIERRE ,OS NOSSOS NAVIOS IÃO ABASTECER ,MAS DAS SETE VIAGÉNS QUE DEI AO BACALHAU NUNCA LÁ FOI ,PORQUE NA ALTURA VINHA TUDO PARAR A SANTO JONES ,MAS ANTES SIM ÉRA SÃO PIERRE . UM CERTO DIA ANDAVA EU NO INACIO CUNHA E FOMOS A FHERIGRAV NA GROENLANDIA E ENTÃO EU E O NOSSO CONTRAMESTRE FOMOS NA BALEEIRA MANDADOS PELO CAPITÃOPARA IRMOS A ENTRADA DO PORTO DE FHERIGRAV MARCAR A NOSSA ENTRADA NOS PENEDOS ,COMO JÁ LÁ ESTAVAM MUITAS MARCAÇÕES,E LÁ MARQUEI A ENTRADA ÉM LETRAS BRANCAS COM O PENEDO PINTADO A VERDE E DIZIA ASSIM, AQUI NO PORTO DE FHARINGRAV ENTROU O INACIO CUNHA ÉM 1966 ! PINTADO POR MIM ,SAIMOS PARA A PESCA NO DIA SEGUINTE E POR INCENDIO O NAVIO NAUFRAGOU ,POR ISSO SÃO MINHAS RECORDAÇÕES ,POR ONDE OS PESCADORES PORTUGUESES PASSARAM DEIXARAM MARCAS ! MAS É COM SAUDADES QUE LEIO E ESCREVO NESTE BLOGUE DO ANTÓNIO O QUE DE BÓM APARECE E ME DÁ PRAZER ,PORQUE´SÓ QUEM ANDOU NA PESCA DO BACALHAU É QUE SABE O QUE QUER DIZER TUDO ISTO ,MAIS UMA RAZÃO PARA HOMENAGEAR OS PESCADORES DO BACALHAU DESDE OS TEMPOS DE AUTRORA, ATÉ OS TEMPOS DE AGORA ,COM OS MEUS COMPRIMENTOS JAIME PONTES »PIÃO»


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos