Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008
“Gertrude L. Thebaud”, o crepúsculo de Gloucester.
O “Gertrude L. Thebaud” foi a última e uma das mais famosas escunas de pesca com dóris nos Grandes Bancos construídas em Gloucester, Massachusetts. Nasceu em grande parte devido à generosidade de um Franco-Americano residente de Verão em Gloucester, Louis Thebaud, o qual deu o nome da esposa à escuna. Antes de ter tocado na água já era uma estrela para os entusiastas das corridas sendo a sua construção documentada in loco pela Paramout Pictures, pois representava a última chance de vencer os Canadianos.
Foi construído no Inverno de 1929 nos estaleiros de Essex pelo famoso arquitecto naval Frank Paine com o principal objectivo de fazer frente ao “Bluenose”, que se tornara imbatível. Enquanto que a maioria das escunas de pesca tinham entre 35 e 38 metros, o “Thebaud” tinha 41 metros e 30 de linha de água, sendo o maior que alguma vez saira do porto de Gloucester. O seu lançamento à água foi a 17 de Março de 1930. Nesse mesmo ano pelo Outono e já em competição, após uma campanha de pesca de sucesso nos Bancos onde pescou 59 toneladas de eglefim, bateu o “Bluenose”. Foi a única embarcação que alguma vez bateu o “Bluenose”, embora fosse numa corrida de exibição patrocinada pelo magnata do chá Sir Thomas Lipton. No ano seguinte, o “Bluenose” volta a recuperar o troféu.
Durante os anos da Depressão no decorrer dos anos 30, continuou a pescar e a competir mas já eram anos do fim de uma Era de veleiros dos Grandes Bancos.
O “Gertrude L. Thebaud” teve outras funções após a competição, como por exemplo em 1933 quando como embaixador flutuante, fez uma visita a Washington, DC com os mais proeminentes capitães de Gloucester para pedir auxílo ao presidente Roosevelt (que esteve a bordo) para a moribunda indústria da pesca. Quando não corria e para fazer pela vida, no Verão de 1937 o explorador Donald MacMillan recrutou o navio para a sua expedição ao Ártico. Em Frobisher Bay, no Mar do Labrador uma descida acentuada da maré fê-lo ficar practicamente fora de água num desfiladeiro gelado. Sem sinal de rádio, tiveram de aguardar por boa maré, na qual o puseram a flutuar depois de enorme esforço e com o casco danificado. No princípio da II Guerra, foi designado como navio-capitânia da frota da Guarda Costeira dos E.U.A. em patrulha ao largo da Nova Inglaterra por submarinos. Foram estes os anos de maiores sucessos e aventuras do navio.
O seu fim foi muito semelhante ao do “Bluenose”, sendo vendido como navio de carga para as Caraíbas. Em Fevereiro de 1948, cerca de dois anos depois do naufrágio do "Bluenose", durante um temporal foi apanhado pelo quebra-mar em La Guardia na Venezuela. Toda a tripulação se salvou, mas era o fim de mais uma escuna icónica.
Como símbolo da construção naval de Essex, o “Thebaud” é uma das escunas de pesca mais pintadas, fotografadas e de modelos editados de sempre, imortalizando a herança marítima de Gloucester.
Alguns links de interesse sobre o “Gertrude L. Thebaud”:
 
Vídeo de competição entre o “Gertrude L. Thibault” e o “Bluenose”, nos anos 30.
O encalhe em Frobisher Bay (inglês).


publicado por cachinare às 10:06
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