Sexta-feira, 24 de Julho de 2009
Arte marítima.

Ala-Arriba”  -  André Chiote
 
André Chiote é um artista natural de Chaves, que vive desde os cinco anos na Póvoa de Varzim e foi precisamente através deste seu trabalho que o descobri. Um interessante painel de azulejos baseado no filme de Leitão de Barros sobre a comunidade poveira, que teria sem dúvida lugar numa parede em minha casa. É muito importante que as casas de pescadores (e não só) incluam elementos decorativos do seu passado e presente, no interior e no exterior, e trabalhos como este deveriam estar acessíveis para compra, não apenas como original, único.
Nos últimos 10-20 anos, muitas das características casas de pescadores caxineiros têm vindo a “desaparecer” com as remodelações do modernismo bacoco, especialmente na colorida e variada azulejaria exterior antiga. Com a cultura de competir e emitar o vizinho do lado, a riqueza decorativa foi-se perdendo e hoje, muitas casas parecem caixotes com duas janelas e uma porta.
Os “velhos” pescadores, não sabiam ler nem escrever, mas não lhes faltava o bom-gosto.


publicado por cachinare às 08:13
link do post | comentar | favorito

3 comentários:
De jaime pião a 24 de Julho de 2009 às 09:29
bom dia meus amigos .
O amigo António através do seu blogs , mostra-nos sempre algo que eu não me canso de apreciar e comentar ,porque diz-nos muito do que foi e o que é a vida do mar e não só ?
Este retrato em azulejos veio mesmo a propósito ,porque antigamente nas Caxinas muitas casas tinham as suas representações do mar em azulejo ,mas agora vai faltando ,como diz o amigo António e bem ,com as modernices se acaba muito da nossa cultura ,que bem aproveitada era muito rica ,mas como digo ,não ficou nada para recordar ,só velhas fotografias e pouco mais ,mas duma coisa tenho a certeza quem entra na minha casa vê logo a entrada da cozinha e na sala os meus barcos desde a antiga catraia com remos e vela ,o navio bacalhoeiro ,a motora Luz Divina onde com 16 anos trabalhei com o meu Pai em Moçambique e o meu barco «Caximar », isto tudo em miniatura claro ,por tudo isso não me canso de gritar aos ventos ,dêem-nos de volta o que nos tiraram ,que não é muito ,mas que a nós nos diz muito ...Jaime Pião


De caxineiro atento a 29 de Julho de 2009 às 12:11
Caríssimo Jaime, muito do que se perdeu da cultura Caxineira tem que agradecer ao exmo presidente Mário Almeida e seus compinchas.


De jaime pião a 29 de Julho de 2009 às 12:46
Bom dia Fangueiro , tens razão no que dizes não há dúvidas que para se fazer obras têm que se ter terreno ,e se não houver terreno tem que se descobrir algo ,e então puseram abaixo na minha óptica o que não deviam para isso nem ouviram as pessoas , mas também se ouvissem as pessoas na certeza porém que não faziam o que fizeram e com respeito ao Presidente eu continuo na minha ,sou do ex ppd mas não morro de amores por politicas pelo contrario quase que odeio politica ,mas o Mário de Almeida é meu amigo como muitos amigos que tenho e nem por isso deixo de dizer o que tenho a dizer ,porque só assim a gente se entende ,só tenho pena que não haja aqui nas Caxinas quem nos tutele é tudo encomendado e eu compreendo que as pessoas se acautelem ,porque aqui quem falar de mais perde tudo e mais alguma coisa ,como quem diz quem é por mim ou contra mim ,a deus o que é de deus ! um abraço Jaime pião


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos