Quinta-feira, 6 de Agosto de 2009
Nos Porões da Memória III.

 

«A memória das grandes sagas do trabalho no mar só serão menos frágeis se as suas narrativas partilhadas no espaço público se alimentarem de testemunhos subjectivos e plurais.

As fotografias obtidas nos interstícios das fainas do bacalhau, ora destinadas ao acto íntimo de recordar, ora vertidas em longos álbuns compostos com uma certa intenção documental, confirmam a natureza fortemente visual das culturas marítimas.
Muitos foram os tripulantes das frotas bacalhoeiras que se deram ao gosto de fazer fotografias do estranho mas belo mundo em que se moviam. Não poucos "oficiais" e alguns pescadores fotografavam em silêncio, quais actores efémeros de uma vida que sabiam extraordinária e condenada aos rituais da recordação, ao arquivo nos "porões da memória".
Além desses registos intimistas, diversos foram os estrangeiros que tomaram a White Fleet e os seus homens como objecto de fotografia e de escrita. O canadiano Wayne Ralph foi um desses observadores da frota portuguesa e do exotismo heróico dos pescadores lusos. Ao partilhar este trabalho com o seu público, o Museu Marítimo de Ílhavo prossegue os seus esforços de pluralização da memória da "grande pesca".»

Álvaro Garrido 
Director do Museu Marítimo de Ílhavo

 
Nos Porões da Memória III - fotografia e texto de Wayne Ralph
8 de Agosto - 30 de Novembro de 2009

Museu Marítimo de Ílhavo



publicado por cachinare às 08:33
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De jaime pião a 6 de Agosto de 2009 às 09:44
Bom dia meus amigos .
Mais uma foto interessante ,os pescadores deixaram-se fotografar ,era assim uma constante ,sempre que havia alguém com uma maquina fotográfica lá estavam pescadores a pedir para tirar fotos e se calhar foram aos milhares as fotos que tiraram aos nossos pescadores ,em especial aos fins de semana e quando os navios já em fim de viagem estavam em Santo Jonas apareciam casais e não só que tiravam fotos a rapaziada e mesmo nós ,pedia-mos para tirarem fotos ,tudo sempre nas maiores simplicidades com alegria e muitas das vezes vinham ao encontro das pessoas e ofereciam as fotos para mais tarde recordar ,e assim como assim se pode dizer que está bem o titulo de os porões das memorias !!!
Jaime Pontes


De Anónimo a 10 de Agosto de 2009 às 00:51
o senhor Ralfh estará nas Caxinas , a convite do filho de um pescador, fotografado por ele há quase 50 anos, no dia 12 de Agosto.
Lamento que tenha que ser um anónimo a fazê-lo. mas compreende-se... se os responsáveis da cidade tivessem que se justificar perante a completa indiferença a que tem sido votada a memória da maior e mais nobre comunidade piscatória do país... de qualquer modo o seu anfitrião garante que não se esquecerá de passar pela Igreja do Senhor dos Navegantes (aproveita e mostra a exposição na cripta), pela estátua junto à Casa dos Pescadores, às fotografias em frente ao padrão (farol) e favita...
mas mais importante do que tudo isso, tentará apresentá-lo àqueles que teve oportunidade de fotografar ou que por ele poderão ter passado, e partilhar estórias desse tempo.
perdoar-me-ão mais uma vez o desabafo, mas, tal como me orgulho por fazer parte desta comunidade tão importante na história recente de Portugal, sinto alguma revolta (e até vergonha) em não ter como mostrá-lo aos nossos visitantes.
Ilhavo está de parabéns , porque quem tem responsabilidades soube apropriar-se e valorizar um património magnífico. contactou pessoas, mobilizou os seus recursos...
mesmo quem nunca teve nada a ver com o mar não consegue ficar indiferente ao seu museu e àquilo que representa...

um abraço

Rui Maciel
rafmg@mail.pt


De jaime pião a 10 de Agosto de 2009 às 09:28
Bom dia Rui Maciel desculpe mas não estou a ver quem é ,mas de qualquer maneira gostei de ler o que escreveu e faço minhas as suas palavras !
Não há ninguém em Vila do Conde, isto é dos muitos que passaram pela nossa Edilidade ,que fizesse algo em prol dos nossos bacalhoeiros e eu me sinto muito frustrado com isso ,porque se foi de Vila do Conde que saíram para o bacalhau ,a maioria de pescadores e alguns Oficiais ,porque não uma homenagem a quem bem a merece ,homens que muito deram em prol do bem estar, que deram nome e com o seu labor enriqueceram Vila do Conde !!!
O Senhor Ralfh fotógrafo de nomeada de outros tempos tenho lido algo sobre ele ,mas que gostaria de conhecer pessoalmente ,quanto mais não seja para o cumprimentar e muito singelamente prestar-lhe minha homenagem !
Cumprimentos Jaime Pontes


De Anónimo a 11 de Agosto de 2009 às 01:21
senhor Jaime,
sou caxineiro e fui pescador durante 10 anos, desde 1988, ano em que completei 14 anos e embarquei para Marrocos num barco de trole - o Ínsula.
É natural que não me conheça, pois vivo em Guimarães desde 2000, ano em que casei e mudei de "rumo" (sou professor do 1.º Ciclo).
De qualquer modo nunca deixei de me sentir ligado ao lugar e principalmente às pessoas; à semelhança do que parece acontecer com o amigo Fangueiro, que de resto também não conheço pessoalmente.
Sr. Jaime, terei todo o gosto em falar com as pessoas que vão receber o Sr. Ralfh para lhe ser apresentado.
Não se preocupe com os contactos, pois sei que essas pessoas o conhecem...
Um abraço.
Rui Maciel


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos