Sexta-feira, 14 de Agosto de 2009
O nosso Museu do Mar.

«A mercearia de Fernando Viana, na Rua dos Navegantes, nas Caxinas, tornou-se um autêntico museu que relata pedaços da história e tradições das gentes daquela localidade vilacondense. Electricista de profissão, Fernando Viana foi, ao longo dos últimos anos, recolhendo diversos objectos, fotografias e recortes de jornais, que agora revela, com orgulho, aos transeuntes, tendo já em preparação um livro que irá compilar inúmeros relatos da vida de caxineiros.

"Começou como uma brincadeira. Fui reunindo fotografias de revistas e livros e mais alguns objectos que me foram oferecendo e juntei tudo em painéis que montei de forma artesanal", descreveu Fernando Viana, mostrando com orgulho ao Povoa Semanário algumas das imagens que mais admira: "Tenho fotografias de um casamento tradicional aqui nas Caxinas, outras de pescadores que andavam à pesca do bacalhau e até imagens das nossas sargaceiras".
Dos protagonistas do trabalho deste ‘historiador’ muitos já faleceram, mas os ainda vivos ficam surpreendidos quando se revêem nas antigas imagens que Fernando Viana reuniu: "Tenho alguns amigos que aparecem nas minhas imagens que me contam episódios da vida do pescadores de antigamente. Esse material estou a reunir para um livro, e já tenho mais de 100 páginas escritas".
Além das fotografias, Fernando Viana tem também no seu espólio alguns objectos ligados à actividade dos pescadores. Desde antigos rádios, sondas, redes, bóias e inúmeras reproduções, em miniatura, de barcos, o electricista já começa a ficar com pouco espaço para tantas ofertas.»
 
in Póvoa Semanário - J.P.G. – 29/07/2009
 
Em Dezembro passado quando estive em Portugal, fiz questão de passar por esta rua para ver “as fotos de pescadores na montra” de que muita gente me havia falado, e não percebia bem o que seria. De imediato fiquei bastante contente com o que vi e há alguns meses atrás escrevi sobre isso.
Fiquei contente porque muitos caxineiros reclamam e aspiram por um museu da sua comunidade, pois haveria muito espalhado por muitas casas para o encher. O que este senhor fez com a sua pequena loja, demonstra essa vontade e constantemente as pessoas que por lá passam, páram e discutem esta e aquela foto, trazendo ao presente as suas inúmeras memórias. Vários comentadores já o referiram aqui e noutros blogues, que é uma vergonha uma comunidade tão grande como as Caxinas não ter o seu Museu do Mar. Sim, Museu do Mar porque não pode ser outro. Toda a vida e história desta gente sempre foi o mar, em todas as suas vertentes, desde a construção dos barcos... até à morte nesse mar.
Espero que o Sr. Fernando Viana continue com este trabalho, reúna o maior número de relatos no seu futuro livro e acima de tudo “acorde” a comunidade e a sua forma de ver quem os governa. Os caxineiros ainda precisam de algum alcatrão... mas só para calafetar as futuras catraias tradicionais, como na foto acima tão típicas da sua praia, e que um dia voltarão às mãos de caxineiros.


publicado por cachinare às 11:31
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De jaime pião a 14 de Agosto de 2009 às 12:00
Olha que beleza que maravilha diria eu!
A praia original de Caxinas e com o Senhor Cabo do Mar o Zé Tatu e o Tio Diogo ,que maravilha de recordação ,com os barcos a regressar do alvor da sardinha e outros já varados e os miúdos nos penedos a pescar aos peixes reis e xaramanecos e pachões e já agora só queria adivinhar se eu não estou nessa foto, porque era o meu dia a dia ,com uma caninha e anzóis a bóia e era um aviar muito peixinho eu tirava !
Mas que saudades dessa praia que agora não a temos ,digam lá se as modernices não nos tiraram um pedaço da nossa alma ,pelo menos eu digo que nem tudo que é moderno e bom !!!
O museu do pescador ,será que ninguém em Vila do Conde está interessado em trazer de volta o nosso museu!
Bem Haja o Senhor Fernando que diga-se de passagem não conheço mas já ouvi falar que tem um autentico espólio para museu e que tem com certeza o nosso apoio para continuar e desde já com os parabéns dos Caxineiros !!!
cumprimentos do jaime


De José Cunha a 14 de Agosto de 2009 às 16:19
Vou deixar passar este "doido" mês de Agosto em Vila do Conde, e irei procurar a mercearia do senhor Fernando Viana, e se ele me emprestar alguma curiosa fotografia, e com um texto a condizer, por ele escrito, e com a devida autorização , eu teria um enorme prazer em publicá-lo no meu "blog", e então convidarei o senhor Jaime a visitar o " CARIOCA DA VILA"


De jaime pião a 15 de Agosto de 2009 às 15:27
Boa tarde amigo José Cunha que de principio não o conheço mas que, terei todo prazer em o conhecer !
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Boa tarde amigo José Cunha que de principio não o conheço mas que, terei todo prazer em o conhecer ! <BR class=incorrect name="incorrect" <a>Okei</A> amigo já conheço o blogs carioca da vila ,pelo menos já comentei nesse blogs ,julgo eu, mas o melhor é nós nos encontrar-mos para trocarmos impressões e melhor nos conhecer-mos . <BR>bom fim de semana para os amigos e com os cumprimentos de Jaime Pontes


De José Cunha a 17 de Agosto de 2009 às 15:56
António, só a título de curiosidade, digo-lhe que esta foto está patente na porta de entrada da mercearia do senhor Fernando Viana, num formato ampliado.
Tinha como objectivo comversar com o senhor, mas, esperei 45 minutos pela abertura da loja, e nada aconteceu. Um dia destes, lá voltarei para ver o que ele "esconde", no seu pequeno espaço.


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...
Salvo melhor opinião, julgo que esta imagem do gra...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos