Quarta-feira, 1 de Agosto de 2007
Bacalhau, parte de nós.

 

Um curto post hoje acerca de outro factor tão cravado nos Caxineiros, tal como em tantos outros homens e famílias do nosso país; refiro-me à Pesca do Bacalhau.

Cada vez mais me convenço que elevar as Caxinas a “freguesia” acaba por parecer insignificante comparado com o material histórico-sociológico desta terra. Só como exemplo, de referir que houve alturas nestes últimos 100 anos em que 10% da frota nacional era composta por homens "do lugar" das Caxinas.
Há mais de uma semana que procuro material e entre vários blogues e sítios na Net, destaco o “noseomar”, verdadeiro monumento ao universo da pesca do bacalhau que me tem enchido o coração de orgulho, admiração e por vezes tristeza, pois a tragédia sempre fez parte desta vida. Não tenho palavras para agradecer ao criador deste blogue que continua a crescer em material fotográfico e inúmeros detalhes. A maior parte dos links que insiro no meu blog são para este trabalho.
Eu já sou de outra geração e embora “nunca tenha posto os pés no mar”, o meu pai fez duas viagens, pelo menos uma no “Novos Mares”, nas últimas campanhas de bacalhoeiros e o meu avô, pai dele, também fez várias, entre elas no “Santa Maria Manuela” que renasce em Aveiro para regozijo de tantos de nós. Um grande obrigado à Pascoal & Filhos por dar valor à memória viva.
Com o meu avô, por razões familiares, nunca tive grande contacto e recentemente faleceu. Como tal, da parte dele está posta de parte a recolha de material ou relatos daqueles tempos. O meu pai, embora goste do seu silêncio, de vez em quando lá fala umas coisas sobre as duas viagens que fez. Sempre me fascinou aquele passado, mas eu pouco perguntava, pois não tinha a noção real da grandeza daquilo. Hoje tudo é diferente e quanto mais investigo, mais quero voltar a Portugal para literalmente levar o meu pai à exaustão de tanto falar, descrever e recordar. Quero TUDO, gravado e escrito e memórias acerca do meu avô também, pois foram duas gerações distintas de navios. Lembro-me do meu pai dizer que nunca tinha andado nos “navios com velas”, mas o seu pai sim, da maneira como menciona “St. John´s” e “St. Pierre”, de certas palavras em Inglês que só as pode ter apreendido por lá e de ainda hoje, de vez em quando à mesa mencionar a “chora” em tom de brincadeira.
Deixo aqui um apelo a todos os que saibam alguma coisa sobre pescadores que andaram “ao bacalhau”, em Portugal, Açores e Madeira, pais, tios, avós, primos ou amigos. Apelo a que os entrevistem, bem como às suas mulheres. Registem as suas memórias, procurem fotos nos navios, não deixem nada ao acaso e literalmente “puxem por eles”. Elaborei um possível guia de entrevista o qual poderão utilizar. O ideal seria entrevistas separadas, uma por campanha.
 
GUIA DE ENTREVISTA:
01. Nome, Naturalidade, Idade.
02. Navio(s) embarcado(s) e em que anos.
03. Porto de embarque / desembarque.
04. Bancos / regiões onde pescou.
05. Função a bordo.
06. Capitão e seus modos de trato.
07. Comida e bebida.
08. Dormida.
09. Banhos e higiene.
10. Vida diária.
11. Idas a terra, onde.
12. A faina no dóri.
13. Acidentes.
14. Doenças.
15. Histórias.
16. Melhores lembranças.
17. Piores lembranças.
18. Saudades de quê?
 
Caso pretendam a sua publicação, poderão enviar-me por email ( cachinare@sapo.pt ) o material recolhido e será inserido no blog após revisão.
 
Li recentemente que o museum marítimo de Ílhavo levou a cabo um trabalho de recolha dirigido a 300 pescadores. Pois da minha e vossa parte espero que cheguemos aos 3.000!
 
«Um "bem-haja" a todos vós que por lá andastes.»


publicado por cachinare às 13:40
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos