Segunda-feira, 1 de Março de 2010
A preto e branco.

Bonita foto julgo que em Leixões de uma motora de Vila do Conde, como muitas que também lá se construíram em vários tamanhos. Eram barcos de um desenho belíssimo, especialmente estas com a popa redonda e harmoniosas dentro e fora de água nas suas proporções. Consideradas inseguras pelos parâmetros modernos (algo discutível), ainda há um par de meses atrás li uma notícia de um arrastão espanhol diria que quase novo, construído em ferro e “seguríssimo”, que afundou como um prego ao largo de Vila do Conde, com problemas na casa das máquinas. E não é o primeiro. Desenhar barcos no computador é uma arte por certo, mas desenhá-los no chão também era, e o resultado eram obras como as da foto.

 
Foto – jornal MARÉ


publicado por cachinare às 08:04
link do post | comentar | favorito

4 comentários:
De jaime pião a 1 de Março de 2010 às 12:04
Bom dia ,mais uma bela foto ,de uma traineira antiga de Matosinhos ,julgo tratar-se da antiga traineira Maria do Alivio que foi pertença de três antigos mestres entre eles o mestre Zé da São Benta , e que mais tarde foi comprada pela Tia Adelaide Esquecida sendo o genro Fernando a governar com a maioria de tripulantes todos familiares e que foram pescar com anzol ,fizeram varias viagens ,mas pelo que sei não foi lá muito bem sucedida !
Mas que já registei mais esta linda foto ,até porque já não há destas traineiras com popa redonda e cá para mim ainda há muitos saudosistas que gostam de recordar como eu ,aqui fica a minha singela homenagem a estas lindas traineiras que em tempos foram as causadoras de ajudas aos pescadores ,que muitos governavam suas vidas ,mas muito amarga era essa vida ,lembrando o tempo do bordão na praia carregando os cabazes aos ombros ,as vezes aos milhares de cabazes ,de manhã a noite a carregar peixe e sem comer com uma sandes de fugida se passava o dia ,por isso muitos ficavam tuberculosos ,porque molhados dos pés a cabeça e sem comer sem alimento era difícil ,mas assim se passaram muitos anos nesta vida ,claro que mais tarde se foi melhorando e hoje já é diferente para melhor claro ,aqui fica o meu sentimento em relação a esta linda traineira e um pouco da minha vivencia obrigado ... Jaime Pião


De Miguel a 26 de Maio de 2010 às 18:26
Actualmente só existe uma traineira em actividade com popa em leque é a Portugal Quinto que pesca em Portimão, mas existe algumas que já tiveram popa em leque e que ainda estão em actividade.
Durante a década de 80 e 90 a maioria das traineiras do sul de Portugal com popa em leque foram sujeitas a obras de reconstrução e modernização passando a popas de painel já no norte em vez de reconstruir optaram e bem por construir novas traineiras.

Miguel


De Miguel a 26 de Maio de 2010 às 18:28
Podem ver no site OLHARES pesquisam Miguel Sesimbra e na galeria podem ver traineiras Portuguesas assim como acidentes maritimos.


De emprestimo a 24 de Janeiro de 2011 às 15:08
Adorei o blog, conteúdo muito bem escrito, layout bacana com cores amigáveis. Vou aproveitar e adicionar o blog nos meu favoritos. bjs! Maria Cecilia


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos