Quarta-feira, 3 de Março de 2010
Promontorium Sacrum.

«Teve início, no passado dia 19 de Janeiro, a Viagem de Volta ao Mundo do Navio Escola “SAGRES”, que conta com o importante apoio da Câmara Municipal de Ílhavo, numa oportunidade única de promover além fronteiras os Valores e a Cultura do Município que tem “O Mar por Tradição”.

Em parceria com a A.I.B – Associação dos Industriais do Bacalhau, a Câmara Municipal de Ílhavo faz parte do leque das 18 entidades patrocinadoras desta Volta ao Mundo Sagres 2010, a maior viagem de todos os tempos do Navio Escola que este ano comemora o seu 73.º aniversário.
Partindo do Cais da Alcântara, em Lisboa, e até ao dia 23 de Dezembro de 2010, o NRP Sagres, verdadeiro Embaixador de Portugal no Mundo, vai fazer escala em 18 Países (Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Equador, México, EUA, Japão, Coreia do Sul, China e Macau, Indonésia, Timor-Leste, Singapura, Tailândia, Malásia, Egipto e Argélia) num total de 339 dias de viagem, 241 dos quais de navegação e 98 em portos, percorrendo ao longo destes onze meses de viagem 35.800 milhas náuticas.
Esta iniciativa, que já não se realizava desde 1983/84, tem como principal objectivo satisfazer interesses políticos, diplomáticos, culturais e económicos de Portugal, proporcionando o Treino de Mar para os Cadetes do 2.º Ano da Escola Naval, assim como a participação da sua tripulação em diversos eventos, em especial a EXPO Xangai 2010 e o Encontro e Regata Internacional de Grandes Veleiros – Velas Sudamérica 2010.
Tendo em conta esta grande oportunidade, e dada a excelente relação que o Município tem com a Marinha Portuguesa, é com enorme privilégio que a Câmara Municipal de Ílhavo se associa a este evento, usando como “Bandeira” o Museu Marítimo de Ílhavo e como entidade parceira a A.I.B, que forneceu os 2200 kg de Bacalhau que o NRP Sagres vai levar na sua terceira Volta ao Mundo.
Ao colocar o Município de Ílhavo nesta Viagem de Circum-Navegação daquele que é o mais emblemático Navio da Marinha Portuguesa, a Câmara Municipal de Ílhavo reafirma a sua aposta na promoção e afirmação do nosso Município como ponto turístico e destino privilegiado para todos os amantes do Mar, tendo como principal “Embaixador” o Museu Marítimo de Ílhavo, que encerra em si toda a História, Valores e Cultura desta Terra, Capital Portuguesa do Bacalhau.
 
 
O Navio-Escola "Sagres" simboliza a secular ligação dos portugueses ao mar tendo-se tornado um dos maiores embaixadores do seu espírito aventureiro. Pertencente a uma notável geração de veleiros da marinha alemã a barca Sagres foi construída em 1937, fruto da mestria dos estaleiros Blohm & Voss (Hamburgo), tendo sido baptizada com o nome "Albert Leo Schlageter".
No final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o “Albert Leo Schlageter”, danificado durante o conflito, foi apresado pelas forças americanas e vendido ao Brasil três anos depois adquirindo o nome “Guanabara”. Comprado por Portugal no ano de 1962 para substituir o anterior N.E. "Sagres”, também ele um ex-navio alemão, o "Rickmer Rickmers", actualmente transformado em unidade museológica., o actual N.E. “Sagres” não mais deixou a Marinha Portuguesa. Enquanto navio-escola da marinha portuguesa tem como principal objectivo certificar a formação marinheira dos cadetes complementando a instrução técnica e académica ministrada na Escola Naval. A mais alta missão da “Sagres” prende-se com a representação de Portugal, e da marinha portuguesa, funcionando como embaixada itinerante. Através das suas viagens, que incluem duas circum-navegações (em 1978/79 e em 1983/84), estando em curso a terceira, a “Sagres” aportou em mais de cinco dezenas de países levando o nome de Portugal a todos os oceanos do Mundo.»

Para mais informações, consultar a página da Marinha Portuguesa
 
via Museu Marítimo de Ílhavo – texto e imagens.


publicado por cachinare às 08:14
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Na verdade, tão belo quanto elucidativo este quadr...
Mas que beleza de foto ou pintura que retrata bem ...
Aproveitando a ocasião, sugiro a todos, pescadores...
Na verdade, tal como diz o Jaime Pontes, esta pose...
Claro que como demonstração tá tal e qual mas ,não...
Tal como se fosse um «filho pródigo», 7 meses depo...
é com orgulho e admiração que leio e recordo este ...
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos