Quarta-feira, 23 de Janeiro de 2008
“Gazela Primeiro” com vampiros a bordo.
O “Gazella” teria sido um navio construído em Inglaterra nos anos 1860s. Foi nesta altura que Portugal recomeçou a pescar bacalhau na Terra Nova depois de um par de séculos de paragem por condicionantes políticas e este navio é adquirido pela Bensaúde e Cª., usando-o na pesca já por volta de 1866. Em 1900, altura em que era proibida a construção de novos navios, é decidido “reconstruir” o “Gazella” em Setúbal, aproveitando somente parte da quilha e aumentando-lhe as dimensões e capacidade, ganhando também mais um mastro. A partir daí recebe o nome de “Gazela Primeiro”, armando em lugre-patacho e seria o continuar de mais 69 anos em campanhas de pesca na Terra Nova e Gronelândia. Em 1969 faria a sua última campanha por já não ser economicamente rentável mas ficou como um navio imortal e lendário para a história da pesca do bacalhau Portuguesa, sendo conhecido e acarinhado por várias gerações de pescadores.
Em 1971, com alguma relutância, foi vendido ao Museu Marítimo de Filadélfia, nos E.U.A. o qual andava à procura de um veleiro histórico. Depois de importantes reparações iniciou a actividade de treino de mar em 1975 e ficou à disposição da Marinha Americana. O seu nome passou a ser “Gazela of Philadelphia”. Passou também a participar em eventos internacionais e em regatas, tendo mesmo visitado St. John´s na Terra Nova em 1995.
Além disso, foi pela primeira vez estrela de cinema em 1994, quando participou no conhecido filme “Entrevista com o Vampiro”. Sendo um navio que teria originalmente nascido por alturas de 1860, o filme colocou-o precisamente nessa mesma época como navio de transporte de passageiros entre a Europa e a América, mais precisamente em Nova Orleães. Neste caso, transportou um par de vampiros... . Em 2000 participaria de novo noutro filme da época, (um pouco anterior à data do navio) de nome “A Viúva de St. Pierre” e foi também incluido nalguns documentários sobre a emigração Irlandesa ou a corrida ao ouro em meados do séc. XIX.
Consegui adquirir o “Entrevista com o Vampiro” recentemente e cá fica o excerto do filme onde o histórico “Gazela Primeiro” participa. Mal eu sabia que este navio era quem era quando vi o filme pela 1ª vez em 1995... .
 
História detalhada do navio no site da Marinha.
História na Associação Nacional de Cruzeiros.
Site oficial do “Gazela of Philadelphia”. (em Inglês)


publicado por cachinare às 10:58
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos