Sexta-feira, 16 de Abril de 2010
"Thomas F. McManus e as Escunas de Pesca Americanas".
Das várias escunas de pesca Canadianas e Americanas sobre as quais tenho vindo a escrever, várias delas foram desenhadas em finais do séc. XIX e princípios do séc. XX por um arquitecto naval de nome Thomas F. McManus. Esta obra da autoria de W.M.P. Dunne já editada em 1994, descreve a vida e obra deste homem a quem se deve grande parte destas memoráveis escunas de pesca nas quais também os nossos arquitectos navais em Portugal se viriam a inspirar para desenhar vários dos nossos grandes lugres bacalhoeiros. Eis o prefácio desta obra:
“Thomas F. McManus literalmente mudou todo o aspecto da frota de pesca da Nova Inglaterra nos primeiros anos do séc. XX. Iniciando-se nos anos 1880s, esteve envolvido nos passos dos desenhos que alterariam uma rápida e perigosa embarcação para um paradigma afamado mundialmente de velocidade, segurança e beleza de aparelho. Depois, durante os anos 1890s, começou a produzir os seus próprios desenhos e modelos, gradualmente pondo de parte os seus negócios na indústria do peixe para se tornar num arquitecto naval. Num periodo de 25 anos, os seus conceitos definiram a escuna de pesca Americana e mesmo quando motores e redes mudaram por completo as tecnologias de pesca, McManus teve contribuições que influenciaram o novo formato das embarcações de pesca.
McManus era um iconoclasta no verdadeiro sentido da palavra, constantemente refinando a forma do casco e detalhes do aparelho nos seus desenhos de modo a providenciar segurança aos pescadores e conforto no mar. McManus é principalmente conhecido pelo seu modelo “knockabout”, o qual eliminara o gurupés de modo a dar condições de maior segurança aos pescadores, contudo esta fora apenas a mais óbvia das suas contribuições para o desenho das embarcações de pesca. Ele teve de igual modo sucesso em passar os seus conceitos para o desenho de iates, produzindo vários iates notáveis em navegabilidade, bem como escunas-piloto, entre os seus 450 desenhos.
O livro é ilustrado com cerca de 125 fotos de escunas em construção, competição e em trabalho na faina. Inclúi também planos de 25 desenhos diferentes e significativos, alguns dos quais nunca antes publicados.
O “Capitão Tom” McManus era especialmente orgulhoso das regatas de escunas de pesca que organizava e quando as suas escunas se punham em linha. Ainda assim, esta não é apenas a história da carreira na arquitecura naval de um homem. McManus era parte da primeira geração nascida na América de emigrantes da Irlanda, os quais trouxeram consigo as artes e tradições na manufactura de velas, quando deixaram Skerries com destino a Boston nos anos 1840s. Ao traçar as origens desta família e o seu sucesso em Boston, o autor adiciona à obra os detalhes da história da emigração Irlandesa, mostrando o quão hábeis eram os artesãos marítimos e os pescadores que criaram o seu nicho na baixa de Boston e rapidamente passaram a dominar a frota de pesca local. A história dos McManus é uma narrativa de integração étnica, sucesso que se tornou evidente quando a oficina de velas da família produziu velas para os defensores da América´s Cup “Puritan” e “Mayflower” nos anos 1880s”.
Tradução do prefácio de Erik A.R. Ronnberg Jr.
 
Aqui fica um link onde se poderá adquirir a obra, em Inglês.


publicado por cachinare às 08:18
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos