Sexta-feira, 30 de Abril de 2010
Pescadores do lugre-motor "Oliveirense", em 1957.

 

A internet é como o Mar. Largando a linha de pesca constantemente, lá vai vindo sempre qualquer coisinha. Desta vez dei com um excerpto de um documentário italiano, realizado por Giovanni Roccardi em 1957, sobre a pesca do bacalhau no Atlântico Norte. Intitula-se “L´Oceano ci Chiama” – “O Oceano que Chama”, e nele surgem filmagens dos pescadores-dos-dóris portugueses.

Sendo os pescadores portugueses bastante afamados (e admirados) pelo uso desta arte até 1974, o realizador fez questão de os filmar durante a faina nos dóris e depois a bordo do lugre-motor “Oliveirense”, durante as fases de tratamento do bacalhau.

O documentário centra-se na actividade do navio de arrasto italiano “Genepesca Primeiro”, de características industriais e neste excerpto da pesca pelos portugueses, pode-se notar o contraste e o valor da pesca tradicional, sem a qual os mares em breve ficarão sem reservas de peixe. Note-se o pescador no seu dóri que pega no pequeno bacalhau que veio no anzol... e o atira de novo ao mar, simplesmente por ser pequeno.

O lugre-motor “Oliveirense”, um dos da minha tipologia de bacalhoeiros favorita, com a sua bela proa curvada (“de colher”), foi construído em madeira na Gafanha da Nazaré em 1938, por António Bolais Mónica, para a Empresa de Pesca de Bacalhau do Porto. Tinha 44m de comprimento, 10,5m de boca e 5,25m de pontal. Terminaria a sua carreira em 1965, por incêndio nas Virgin Rocks, Terranova.

Um obrigado ao Sr. Enzo Corini, por colocar “na rede” este pedaço de filme sobre a cultura piscatória portuguesa, a qual parece admirar, adicionando-lhe música a condizer.

Para ver o filme, depois de fazer "play", entrar em "Watch on YouTube".



publicado por cachinare às 08:01
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De jaime pião a 3 de Maio de 2010 às 13:37
Não me canso de reviver através destas fotos e pequenos filmes , o que de bom acontecia nesses tempos da pesca do bacalhau ,que pena ,estes filmes ,embora pequenos não terem acontecido 20 anos atrás e serem mostrados aos muitos pescadores que ainda poderiam ver ,assim como diz o nosso povo nunca é tarde ,mas tenho pena mesmo de não representar os muitos pescadores que já partiram ,mesmo assim obrigado amigo António pela tua delicadeza em trazer a baila o que de bom eram os tempos dos bacalhoeiros que ,sim esses bacalhoeiros que se repartiam por um todo Portugal ,e que onde sobressaia os pescadores de Caxinas ,ainda ontem em conversa com o meu capitão do Aviz e capitão do então Manuela ele me dizia que nas viagens que fêz ao bacalhau sobressaiam os Caxineiros de Vila do Conde eu lhe disse que tenho boas recordações dele como Capitão oficial e que fiquei maravilhado em o encontrar com 81 anos de vida ,ainda em boa forma fisica obnrigado amigo ,por nos trazeres estas maravilhas para mais tarde recordar !!!!


De Jon Caetano a 13 de Julho de 2010 às 02:40
Por acaso encontrei esta pagina onde se ve imagens do Lugre Oliveirense, o qual meu pai, Joao Carlos Caetano, de Sao Miguel foi bacalhoeiro a partir de 1950 ate ao lugre se afundar. Foi meu pai o primeiro a ver o fogo e dar sinal. .......muito obrigado pelas imagens.


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Aproveitando a ocasião, sugiro a todos, pescadores...
Na verdade, tal como diz o Jaime Pontes, esta pose...
Claro que como demonstração tá tal e qual mas ,não...
Tal como se fosse um «filho pródigo», 7 meses depo...
é com orgulho e admiração que leio e recordo este ...
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos