Sexta-feira, 30 de Abril de 2010
O "Manuela" está pronto.

 

«O navio Santa Maria Manuela regressa, este domingo, por volta das 15.30 horas, ao porto de Aveiro, depois de ter estado cerca de um ano em meio em Espanha a ser recuperado. Será no próximo dia 10, pelas 12 horas, que será oficialmente inaugurado, no Cais dos Bacalhoeiros, na Gafanha da Nazaré, iniciando uma nova fase da sua existência, ao fim de 73 anos de história.
O casco deste lugre bacalhoeiro de quatro mastros é, desde 2007, propriedade da empresa Pascoal & Filhos, sediada na Gafanha da Nazaré. Trata-se de um navio histórico da pesca do bacalhau que pertenceu à famosa “Portuguese White Fleet”.
Até finais de 2008, o Santa Maria Manuela manteve-se em Aveiro, na Navalria, para a sua primeira fase de reparação, tendo depois seguido para um estaleiro em Marin, na Galiza, para a realização da restante recuperação, num investimento que totaliza mais de oito milhões de euros.
Tendo estado em risco de ser abatido, este é o primeiro navio a representar uma nova área desta empresa de bacalhau, que passa, assim, a operar em três sectores: pesca, indústria e turismo, tendo, aqui, por base a comercialização de viagens temáticas baseadas no conceito de turismo cultural de vocação marítima.»

Carla Real - Diário de Aveiro online

foto – blog Santa Maria Manuela

 

Pois eis chegado o dia e sê muito benvindo, “Santa Maria Manuela”. Sorrindo, leio o que por aqui escrevia em 2007, sobre um casco abandonado e olha para ti agora... .

Infelizmente não estou em Portugal para ir ver-te chegar e assistir à inauguração, mas o dia virá em que te vou ver ao perto e disfrutar de viajar dentro de ti.

 

Até lá.



publicado por cachinare às 14:27
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De jaime pião a 2 de Maio de 2010 às 19:02
Boa tarde António e todos que por aqui passem , escrevo para dizer que cheguei agora da gafanha da Nazaré onde assisti a chegada do Santa Maria Manuela ,eram 17 .menos 20 ,quando atracou ,imponente lindo que ao acionar as buzinas fês estremecer toda gente que foi a sua chegada ,diria mesmo que me veio umas lagrimas aos olhos e vi pessoas a chorar ,pessoas já com muitos anos de vida homens e mulheres ate a minha mulher também se comoveu ,e dizia-me uma Senhora que o marido tenha dado 25 viagens no Manuela ,também encontrei capitães do bacalhau ja velhos mas em boa forma ,tal e qual o Capitão Vitorino Ramalheira e o Capitão António pascoal ,oficiais que foram meus capitães do Aviz e Novos Mares,por isso fiz 250 kilometros bens entregues emocionei-me muito quando o Imponente Cisne Branco atracou e a sua bozina tocou ,pena que o nosso Argos que estava atracado não podesse responder ,mas ainda assim deu-me a impressão que o velho Argos se comoveu quando viu seu irmão atracar 100 metros desviado mas que imponencia ,assim ja não morro sem ver estes Cisnes com vida propria ,BEM-HAJA SENHORES DE PASCOAIS OBRIGADO EM NOME DOS PESCADORES BACALHOEIROS QUE JA FORAM E OS QUE AINDA ESTÃO ENTRE NÓS !!!


De Anónimo a 10 de Maio de 2010 às 16:08
Hoje, 10 de Maio de 2010, dia em que será oficialmente inaugurado o recuperado Sta. Maria Manuela, contava estar na Gafanha da Nazaré, o que infelizmente não acontecerá, já que este tempo chuvoso é pouco convidativo.
Fa-lo-ei nos próximos dias.
Reportando-me à transcrição do texto do Diário de Aveiro, quando nos diz que o Manuela estava quase a ser abatido, a verdade é que estava mesmo abatido.
Normalmente um barco é abatido à respectiva frota e só depois é desmantelado.
Ora, recordo que das várias visitas que fiz à Fragata D. Fernando II e Glória, em 1995, quando estava em reconstrução na Navalria, ter visto junto àquele Estaleiro o Manuela em tal adiantado estado de desmantelamento, que já só lhe restava parte das obras vivas (casco abaixo da linha d'água).
Para quem o tinha visto a navegar nos gélidos mares da Terra Nova e Goenlândia, foi então mais uma triste tristeza...idêntica a tantas outras que de quando em vez, acontecem na nossa Santa Terra...
Portanto, um muito Obrigado, e Parabéns à firma Pascoal & Filhos, por ter salvo para Portugal, mais
esta preciosa «Joia da Coroa».
Parabéns extensivos ao amigo Jaime Pontes, ex-
pescador bacalhoeiro, pelo seu vibrante comentário
e disponibilidade de tempo para estas coisas da nossa tão maltratada Cultura Marítima.
Temos um Jaime caxineiro, e não carteiro...

Al bino Gomes


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...
Salvo melhor opinião, julgo que esta imagem do gra...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos