Quinta-feira, 27 de Maio de 2010
A preto e branco.

 
A traineira “Bela Maria” do porto de Leixões a chegar bem carregada de sardinha, cheia de pujança, num tempo que já lá vai.


publicado por cachinare às 08:20
link do post | comentar | favorito

9 comentários:
De jaime pião a 28 de Maio de 2010 às 13:58
Belos tempos ,pesca de rede cerco aqui bem retratada a Bela Maria traineira que fazia parte da Laura Maria e António Pedro que me lembre eram três traineiras da mesma casa que tinham como simbolo o AS de Espadas a proa ,traineiras dos anos 50 60 e 70 até 80 salvo erro ,até porque todos os anos no fim da safra vinham para os estaleiros de Vila do Conde para serem reparadas e aí se prepararem para nova safra era assim todos os anos ,mesmo assim a traineira António Pedro acabou os dias encostada ao cais ali mesmo no antigo estaleiro e mais traineiras acabaram em Vila do Conde ,bons tempos em que toda gente vivia desde os pescadores estaleiros e até as tabernas circundantes ao estaleiro ,diria que recordar é viver ...


De Joana Rodrigues a 16 de Abril de 2012 às 21:30
Exmº Senhor Jaime Pião

Sou bisneta do Salvador Carvalho e fiquei muito comovida por encontrar aqui referência aos barcos que têm os nomes dos meus tios. Gostaria de lhe perguntar se teria a amabilidade de partilhar mais histórias sobre esses tempos, já que as memórias da família não chegam para que possamos saber mais sobre o nosso bisavô. Muito obrigada pela sua atenção

Joana Rodrigues


De JAIME PIÃO a 19 de Abril de 2012 às 22:38
Boa noite Joana ,claro que tenho vastas recordações destas traineiras e não só ,afinal tive tios que foram mestres em Matosinhos e o meu Pai também andou nesses tempos nas traineiras bem conhecidas ,aliás trabalhei com o mestre Alfredo Torrão que foi mestre numa dessas três traineiras ,não estou certo qual ,no seguimento do ás de espadas meu Pai depois usou o mesmo emblema nos nossos barcos e não só ,eu e meu irmão também usamos mais tarde eu nas minhas motoras e meu irmão nas dele e ainda ficou cá na família essa bela insígnia o famoso ÁS DE ESPADAS ,por isso já noutros tempos meu Pai dizia que gostava muito de ver as traineiras António Pedro ,Bela Maria e Laura Maria ,então ainda hoje somos conhecidos aqui em Vila do Conde pelo ÁS DE ESPADAS , um abraço prazer responder-te Joana !


De Anónimo a 26 de Setembro de 2012 às 11:38
e falta a traineira vareira que tinha um , tritão , desenhado pelo pintor augusto gomes, autor das estátuas das mulheres de pescadores que estão na praia de Matosinhos .junto ao cais sul. a António Pedro naufragou, assim como os rádios de onda marítima da blaupunkt tinha no visor para sintonizar as estações uma traineira com ás de espadas de homenagem ao teu avô, por ter sugerido a eles rádios com onda curta marítima para ele ouvir as comunicações das traineiras. para saberes mais coisas sobre as traineiras , fala com a tua tia Laura Maria que tem uma reprodução em miniatura da traineira com o nome dela e fotos , assim como o teu tio avô pinheiro que sabe a história toda do teu avô por que casou com uma das filhas que por acaso tem o nome da tua mãe. podias fazer, um pequeno documentário sobre as traineiras de Matosinhos , e a mulher que teu avô viveu até morrer, era das Caxinas, de onde eram as maior parte das companhas das traineiras . o teu bisavô nasceu a 14 de Abril de 1900 e morreu a 23 de Julho de 1954 um Mês e um dia antes de nascer o teu tio a quem lhe foi posto o mesmo nome. tenta falar com a família que há gente que sabe muitas histórias do teu avô , que davam um bom argumento é só falar fica bem


De Anónimo a 2 de Junho de 2010 às 11:40
No livro de registos de Navios de Pesca Costeira de Cerco, edição do Ministério da Marinha em 1963, temos
um registo onde consta o seguinte:
BELA MARIA - Leixões
matrícula: L 193 C
Construtor: Antonio Gomes Martins, Fils. Lda. - Porto
Ano 1944
Comprimento: 20,31 metros
Boca: 4,95 "
Pontal: 2,26 "
Propulsão: 1DI-180BHP-600RPM - Lister 1948
Armador: Salvador Carvalho, Lda. - Matosinhos.

Opinando: Atendendo às características de Propulsão,
Roda de Proa, etc., estou em crer que, a ser o barco
construído em 1944, passou por profundas alterações. Uma das quais a mudança de caldeiras a
vapor para motor de explosão.
Albino Gomes

ps: António Gomes Martins, também tinha Estaleiros Navais em Vila do Conde, cá construindo entre outros, as traineiras Arzila, Arau, Azamor, etc.




De Anónimo a 3 de Junho de 2010 às 16:54
Ontem mesmo, tive oportunidade de receber o último nº do boletim Maré do NAPESMAT, dos pescadores
de Matosinhos, ondem reproduzem uma fotografia do
Bela Maria, com o Às de Espadas, e ainda outras características para a época dos anos quarenta, tal
como referia o Jaime Pião e outras fontes.
Cumprimentos,
Albino Gomes


De Ana Paula Carvalho a 7 de Fevereiro de 2017 às 11:25
Eu sou neta de Salvador Carvalho e filha de Salvador Lemos Carvalho. ISo tenho as lembranças! Fotos e registos não tenho nada.


De Ana Paula Carvalho a 7 de Fevereiro de 2017 às 11:43
Joana tu és filha dá Zuliminha, minha prima, e irmã da Laura, Salvador, Bela Maria.....! Tu és neta dá Tua Maria Alice??


De Graça Carmo Brandão a 9 de Julho de 2017 às 20:01
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir meu Pai Emídio Brandão, contar várias histórias vividas durante vários anos que trabalhou na empresa de Salvador de Carvalho. Meu Pai foi motorista marítimo(1º de maquinas) em vários barcos da empresa. Trabalhou para o Sr Salvador de Carvalho (marido de D Maria da Apresentação), Sr Salvador(filho-casado com D "Mariazinha"), Sr Rocha(genro- marido de D Maria Alice) e Sr Pinheiro(genro-marido de D Zulima). Sempre ouvi meu Pai falar com muito carinho e respeito de todas as pessoas acima mencionadas, pois não só eram amigos de meu Pai como também de minha Mãe, que era de Vila do Conde filha de Samuel Fernandes do Carmo proprietário do Estaleiro Naval de Vila do Conde. A meu Pai também foi oferecido um emblema com o símbolo de As de Espadas em ouro. A meus Pais foi-lhes dada a oportunidade de habitar numa das casas, propriedade desta família, onde eu viria a nascer, o que proporcionou dada a proximidade de conhecer quase toda a família..


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos