Quarta-feira, 25 de Agosto de 2010
4.000 euros por um Navio de Pesca do Bacalhau.

 

1.º Concurso Modelismo Náutico | Museu Marítimo de Ílhavo 2010/2011

1. No sentido de promover a cultura náutica como forma de expressão da cultura marítima, em geral, e instrumento de consolidação do projecto sociocultural do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), em especial, a Câmara Municipal de Ílhavo institui o Prémio de Modelismo MMI, com periodicidade bienal.
2. A atribuição do Prémio de Modelismo MMI decorre de um concurso de modelismo náutico subordinado a um tema/género de embarcação.
3. O 1º Concurso de Modelismo Náutico do Museu Marítimo de Ílhavo decorre entre 8 de Agosto de 2010 e 18 de Maio de 2011.
4. O Concurso é aberto a todos os interessados, com idade a partir dos 16 anos, inclusivamente.

CRONOGRAMA

8 de Agosto de 2010 - lançamento do concurso
1 de Setembro a 15 de Outubro de 2010 – inscrição para candidaturas
18 a 30 de Abril de 2011 – recepção dos trabalhos
18 de Maio de 2011 - exposição e entrega de prémios

REGULAMENTO

1. São admitidos a concurso trabalhos relativos ao tema a concurso, de todas as técnicas e materiais, devidamente identificados, com as seguintes informações:
a) Modelo e tipo de navio;
b) Escala;
c) Detalhes: qualquer informação que o participante entenda adequada para uma melhor análise e avaliação do júri.
2. Cada participante pode submeter a concurso até dois trabalhos.
3. Normas relativas aos modelos submetidos a concurso:
a) Todos os modelos devem ser construídos pelo próprio modelista;
b) Todos os modelos devem ser construídos segundo a iniciativa e critério do próprio modelista;
c) Os modelos podem ser apresentados com uma base, desde que obedeçam aos critérios definidos no anexo A.
4. Durante a exposição dos trabalhos a Câmara Municipal de Ílhavo assume a responsabilidade por possíveis acidentes que as obras expostas possam sofrer, procedendo à efectivação de um seguro de permanência. Para a sua efectivação é necessário que cada concorrente informe a Câmara Municipal de Ílhavo o valor da(s) obra(s) a concurso, através da ficha de inscrição.
5. Os critérios de referência para avaliação dos modelos a concurso são os seguintes:
a) Qualidade de Construção e Escala;
b) Originalidade e Pormenor;
c) Pintura e Acabamento;
d) Decoração e Insígnias;
e) Realismo e Rigor de Formas;
f) Beleza geral.
6. Todos os interessados em participar deverão enviar, até 15 de Outubro de 2010 (data postal), para o Museu Marítimo de Ílhavo, pelo correio para Av. Dr. Rocha Madahil, 3830-193 ÍLHAVO, ou por correio electrónico para museuilhavo@cm-ilhavo.pt, a respectiva candidatura, instruída com os seguintes elementos:
a) Ficha de inscrição devidamente preenchida;
b) Breve Curriculum pessoal;
c) Fotocópia do Bilhete de Identidade;
d) Fotocópia do Cartão de Contribuinte;
e) Identificação da(s) obra(s) a concurso e uma breve descrição da(s) mesma(s) até quinhentos caracteres de texto (incluindo espaços);
f) Fotografia, em suporte digital, dos trabalhos a concurso, com respectivas orientações técnicas e forma de exibição (quando aplicável).
7. Após a recepção das candidaturas, todos os inscritos serão contactados e informados sobre a aceitação dos seus trabalhos para a exposição a realizar no âmbito da atribuição dos prémios. A exposição irá ter lugar no Museu Marítimo de Ílhavo.
8. A recepção dos trabalhos decorrerá de 18 a 31 de Abril de 2011, no Museu Marítimo de Ílhavo, sito na Av. Dr. Rocha Madahil, 3830-193 ÍLHAVO, entre as 14.30h e as 18.00h;
9. Aquando da sua recepção, será entregue a cada participante uma ficha de recepção e depósito, com identificação dos elementos relativos a cada obra.
10. Os trabalhos devem ser entregues devidamente embalados.
11. A exposição dos trabalhos será incluída na programação do Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de Maio de 2011, sendo que a entrega de certificados e prémios ocorrerá igualmente nesse dia.
12. A Câmara Municipal de Ílhavo, como entidade promotora e patrocinadora deste evento, atribuirá através da decisão do Júri constituído para o efeito, o Prémio de Modelismo MMI no valor de 4.000 euros.
13. A obra premiada ficará a constituir propriedade da Câmara Municipal de Ílhavo e será integrada no espólio do Museu Marítimo de Ílhavo.
14. Havendo consenso do júri, em virtude de não existir qualidade dos modelos apresentados, poderá o júri não atribuir qualquer prémio.
15. A organização reserva-se o direito de fotografar e/ou captar imagens em vídeo, com fim da sua publicação, utilização ou difusão do evento e dos modelos expostos.
16. A decisão do Júri é irrevogável. Todos os modelistas a concurso têm, no entanto, o direito de notificar por escrito os membros do Secretariado do Concurso, para qualquer infracção às normas do presente Regulamento, desde que o façam até à data-limite de submissão de candidaturas.
17. Os elementos do júri não podem submeter trabalhos a concurso.
18. Todos os candidatos serão informados da decisão do Júri por via postal.
19. Serão atribuídos certificados de participação a todos os candidatos seleccionados pelo Júri para a exposição, podendo ainda ser atribuídas menções honrosas (até duas) a outros trabalhos apresentados.
20. Sem prejuízo do mencionado no número 13, os trabalhos deverão ser levantados no mesmo local onde foram entregues durante os 10 dias úteis seguintes ao encerramento da Exposição.
21. Os trabalhos não reclamados durante este período ficarão a constituir propriedade da Câmara Municipal de Ílhavo, não podendo ser levantados salvo justificação fundada em causa de força maior, pertencendo à Câmara Municipal de Ílhavo o direito de proceder ao seu abate, um ano após a realização do evento, caso não se justifique a respectiva guarda e conservação.
22. Os casos omissos deste regulamento serão apreciados pela Câmara Municipal de Ílhavo, com parecer da Unidade de Direcção do Museu Marítimo de Ílhavo. Da decisão não haverá recurso.

Anexo A

Pode ser usada uma base de qualquer cor ou material, desde que represente o ambiente natural circundante. As dimensões da base não poderão exceder mais de um quarto (1/4) o tamanho máximo do modelo. A base deverá apresentar um só modelo e ter no máximo duas figuras. Quando usadas mais figuras, estas devem constituir a tripulação do modelo e ser colocados dentro ou sobre o modelo e não na base. 

Documentos

Regulamento - 1.º Concurso Modelismo Náutico MMI 2010/2011
Folheto - 1.º Concurso Modelismo Náutico MMI 2010/2011 
Ficha de Inscrição - 1.º Concurso Modelismo Náutico MMI 2010/2011

 

via Museu Marítimo de Ílhavo online.

 

Passando a ironia de estar a escrever, estou sem palavras para a qualidade deste 1.º concurso de modelismo naval em Ílhavo, para o chorudo prémio de 4.000 Euros atribuído ao vencedor e por se centrar nos navios da nossa vasta frota bacalhoeira.

É preciso que mais modelistas se interessem por estes navios, pois estão muito pouco estudados e muito poucos os representaram em modelos de qualidade. Tenho pena de não estar em Portugal para participar, mas mais importante é que este concurso puxe pelo entusiasmo a muita gente. Através de um “simples” modelo, sua construção e estudo, se pode descobrir também a imensa Epopeia que foi a Faina Maior. Acreditem, recomenda-se!



publicado por cachinare às 08:02
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Aproveitando a ocasião, sugiro a todos, pescadores...
Na verdade, tal como diz o Jaime Pontes, esta pose...
Claro que como demonstração tá tal e qual mas ,não...
Tal como se fosse um «filho pródigo», 7 meses depo...
é com orgulho e admiração que leio e recordo este ...
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos