Segunda-feira, 29 de Novembro de 2010
Um dóri português em Munique, Alemanha.

O Deutsches Museum (Museu Alemão) situado em Munique, é o maior museu de tecnologia e ciência do mundo recebendo cerca de 1,3 milhões de visitas por ano. Contém cerca de 28.000 objectos em exibição repartidos por 50 temas da ciência e tecnologia.

Foi fundado em 1903 por iniciativa de Oskar von Miller e a sua parte principal está localizada numa pequena ilha no rio Isar.
Parte da sua colecção é um dóri português original da pesca ao bacalhau, pela insígnia pintada à proa pertença provável do navio-motor "Capitão Ferreira". Este navio era armado pela Atântica - Companhia Portuguesa de Pesca, de Lisboa. Outros navios desta casa foram por exemplo o lugre-patacho "Júlia Segundo",  iate "Júlia Terceiro" e lugre "Júlia Quarto".
Do excelente blog NAVIOS E NAVEGADORES, transcrevo um pequeno texto sobre o homem, José da Cunha Ferreira (Capitão Ferreira), dos Açores, e o papel fundamental que teve no reeniciar organizado da pesca ao bacalhau por Portugal em finais do séc. XIX:
«Seguindo um instinto natural enraízado pelos ilhéus Açoreanos, também o Sr. José da Cunha Ferreira ainda jovem terá deixado as canadas de S. Jorge a caminho da enorme e promissora América, na procura de uma vida melhor. Desde sempre ligado ao mar, foi no mar que por lá encontrou trabalho. Chegou a capitão de navios da pesca do bacalhau e acaso feliz, em vez de descarregar o peixe algures num porto perto de casa, viaja no iate “B.F. Sparkso” até Lisboa, em 1883, trazendo o peixe com destino a comerciantes da capital.
Surpresa das surpresas, afinal o negócio do peixe em Portugal rendia muito mais do que nos Estados Unidos, forte motivo para regressar a S. Jorge, já com o seu iate e dali começar um novo capítulo na pesca do bacalhau. Entretanto dá início à sua empresa, mobilizando parentes próximos também emigrados e levando os navios até aos bancos para pescar. Tinha nascido a A. Mariano & Irmão, em São Jorge (1886-1889), com passagem por Lisboa (1889-1902) até à instalação definitiva na Figueira da Foz (a partir 1902). Depois como corolário lógico criou a Companhia Atlântica, que se manteve firmemente implantada no sector e no armamento nacional. Muito além da sua eficácia e tenacidade na arte da pesca, figura igualmente com seus pares como exímios negociantes, comprando e vendendo os navios com excelente oportunidade
».
Hoje em dia o navio-motor "Capitão Ferreira" apodrece no Seixal, como se pode ver pelos links abaixo.
 
navio-motor "Capitão Ferreira" no rio Tejo.
navio-motor "Capitão Ferreira" no Seixal.


publicado por cachinare às 08:47
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De jaime pontes a 29 de Novembro de 2010 às 11:58
Maravilha de biografia deste Senhor , que transcrevo como o CAPITÃO FERREIRA ,gostei desta vivencia e com certeza como este muitos mais se houveram ,mas se não estou enganado também o Senhora da Boa Viagem tinha estas insígnias estarei errado ?mas tenho quase a certeza que não ,obrigado António por mais esta maravilha !


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos