Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2011
Avanços na nova catraia fanequeira.

 

 

Os avanços prosseguem na construção da nova catraia fanequeira de Vila Chã, Vila do Conde. Já recebeu a pintura e esta conjuga muito bem aspectos tradicionais do passado destes barcos até aos seus últimos dias em que a pintura era por vezes “geral”. Podemos ver nas imagens a maior parte do casco apenas tratado com o breu / pez louro, o qual deixa a madeira no seu aspecto crú. Antigamente a maior parte destes barcos recebia este tratamento por fora e por dentro, apenas pintando de branco a cinta. Também essa cinta branca foi aqui respeitada e depois a aplicação do vermelho completa muito bem todo o barco, inclusivé os detalhes no leme, cana-do-leme e remos.

 

 

Está um barco lindíssimo e por certo vai ser bastante apreciado nos futuros encontros de embarcações tradicionais. Seria bom pensar que este será o primeiro a ser construído, e que os amantes da vela tradicional finalmente ficarão convencidos que investir num barco destes tem todo o sentido, em vez de fibra de vidro ou contraplacado marítimo. Possuír um destes barcos é “ressuscitar” a nossa cultura marítima, tão moribunda.

Os meus parabéns aos promotores desta embarcação que pensaram e a projectaram repeitando as tradições e ao Mestre que a construíu tão habilmente.

 

 

 

Agradeço ao Ricardo Miranda / Associação OPERA as imagens e as informações que me vão dando, pois levaram a cabo várias entrevistas a antigos pescadores sobre estes barcos, suas características e artes.



publicado por cachinare às 08:15
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De jaime pontes a 27 de Janeiro de 2011 às 15:00
Claro que e com prazer que vejo fotos destas ,assim fico a pensar que afinal os tempos perduram ,e os nossos mais velhos afinal sabiam o que faziam ,esta bela catraia fanequeira me diz muito ,ate porque meu pai teve um barco construido em Vilacha do mesmo tipo deste igualzinho era o nosso sardinheiro e por muitos anos tivemos esse barco alias nessa altura tinha-mos quatro barcos desde o piladeiro ate o caico ,barcos esses que se denominavam por piladeiro ou do pilado e outros ,o sardinheiro e outros ,o troleiro e outros e o caico que servia para pescar a linha de mao e nao so ,portanto estou para ver quando aqui nas Caxinas as nossas autoridades se resolvem presentiar os pescadores de ontem e de hoje com uma lembrança de uma construçao deste genero ,uma catraia Caxineira dos anos 50 ja que ainda temos entre nos jente que gostaria de reviver uma dessas catraias era bem vinda ,mas nao vejo ninguem interessado nesses eventos que afinal nem era muito caro uma construçao dessas ,aqui fica meu desafio as nossas autoridades do Conselho de Vila do Conde !!! JAIME PONTES PIAO »
Um pedido de desculpa pela falta de assentos em algumas palavras ,porque nao entra aqui nas teclas ,obrigados !


De isabel tiago a 10 de Fevereiro de 2011 às 16:29
Que linda deve estar!!!!


Isabel Tiago


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Aproveitando a ocasião, sugiro a todos, pescadores...
Na verdade, tal como diz o Jaime Pontes, esta pose...
Claro que como demonstração tá tal e qual mas ,não...
Tal como se fosse um «filho pródigo», 7 meses depo...
é com orgulho e admiração que leio e recordo este ...
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos