Sábado, 28 de Maio de 2011
Dionísio Esteves, relembrado 45 anos depois.

 

Dionísio Cândido Quintas Esteves foi um pescador como tantos outros que fez parte da epopeia da pesca ao bacalhau na Terranova e Gronelândia. Natural de Vila Praia de Âncora, com 26 anos de idade e casado, ficou imortalizado em 1966 no filme de Hector Lemieux “O Navio Branco”, por ter falecido a bordo. Como me confirmou o meu tio e Celestino Ribeiro, pescadores a bordo também nesse ano, "Uma tempestade obrigou a uma manobra da vela da bujarrona e uma vaga dupla abateu-se impiedosamente sobre a tripulação. O Dionísio, marinheiro de quarto, ficou entalado contra o mordente do guincho. Dali a três dias de sofrimento horrível, deixou-nos e fomos sepultá-lo a St. John's.". Dionísio fazia o seu 6.º ano a bordo de um bacalhoeiro.

É possível ver na parte final do filme de Lemieux a tripulação a dirigir-se a St. John´s na Terranova para sepultar este pescador. Tal como outros pescadores da frota falecidos durante décadas, foi sepultado no cemitério do Monte Carmelo, em St. John´s, ao que parece sem lápide de identificação.

45 anos depois, um emigrante português nos E.U.A., Sidónio Patrício (na foto), autor do já conhecido site Patricioclan, onde se exibe o filme de 1966, resolveu dirigir-se a St. John´s em busca do local de descanso de Dionísio Esteves. É pois a foto acima que regista esse momento em Março deste ano, local que Sidónio conseguiu identificar comparando com imagens do filme e onde colocou uma singela foto e texto identificativo do desafortunado pescador.

Um enorme agradecimento a Sidónio Patrício pela quase anónima iniciativa de relembrar este pescador “sem lápide”, um de muitos que ficou sepultado longe de Portugal e das suas famílias, os quais não merecem de modo algum o esquecimento, mais ainda pela epopeia na qual estavam inseridos, cuja dureza os tornou heróis e exemplo para muitos.

 

foto de Sidónio Patrício.



publicado por cachinare às 12:19
link do post | comentar | favorito

6 comentários:
De Jaime pontes a 29 de Maio de 2011 às 11:07
Um obrigado amigo ,pelo reconhecimento e cuidado em ir ao cemitério em Saint Jones sei que aí tem muitos pescadores Portugueses sepultados ,daí o meu reconhecido obrigado ,pela lembrança que você amigo Sidónio Patrício fez em enviar esta foto que a muitos pescadores que ainda estão entre nós diz muito ,e um obrigado António pelo link ,enfim sempre tens algo para nos lembrar Obrigado !!!


De Brito Ribeiro a 31 de Maio de 2011 às 09:54
Como Ancorense fico muito reconhecido pela iniciativa.
Brito Ribeiro


De diamantino pedro a 1 de Junho de 2011 às 02:41
Nao fui pescador mas fui moco e sempre bom alguem recordar esses grandes herois que foram esquecidos pelo nosso governo para eles que descansem em paz


De celestino a 17 de Junho de 2011 às 12:19
Meu caro A. Fangueiro: é só para corrigir a noticia. O Dionísio Esteves não morreu a descarregar o bote. Já lhe expliquei como foi: uma tempestade obrigou a uma manobra da vela da bujarrona e uma vaga dupla abateu-se impiedosamente sobre a tripulação. o Dionísio, marinheiro de quarto, ficou entalado contra o mordente do guincho. Dali a três dias de sofrimento horrível, deixou-nos e fomos sepultá-lo a St. John's.
Se puder esclareça o nosso amigo a quem agradeço a visita à sua campa. Muito obrigado, e um abraço!


De Rui Cunha a 7 de Março de 2014 às 14:37
Espectacular.
Um gesto humanitário digno de reconhecimento.
Felicitações.

Rui Cunha


De antonio a 12 de Maio de 2014 às 21:18
Obrigado Sr.Sidonio por se ter lembrado do meu tio candido,mesmo sem o ter conhecido a minha mae sempre me falou dele e da tristeza dos meus avós que em paz descansem por nunca lhe poder ter dafo sepultura digna de um filho . Aqui lhe deixo o meu correio maneysara15@ gmail.com . Mais uma vez obrigado


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...
Salvo melhor opinião, julgo que esta imagem do gra...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos