Quinta-feira, 21 de Julho de 2011
Atum: pesca dos Açores é a "mais sustentável" do mundo.

 

«A organização ambientalista Greenpeace distinguiu a marca conserveira açoriana Santa Catarina pelo atum comercializado. A Greenpeace classifica o atum desta marca como o "mais sustentável do mundo", devido à forma como é capturado, através do sistema "salto e vara", adianta a agência Lusa.

A pesca do atum utilizado nestas conservas é feita por três embarcações da conserveira Santa Catarina, em São Jorge (Açores). Cerca de seis dezenas de pescadores efetuam a captura da espécie através do sistema de 'salto e vara' (pesca à linha), o que garante que "não há depredação das espécies", em particular da espécie de atum "bonito", que é o mais capturado.

A pesca de “salto e vara” é efectuada por membros da tripulação mais experientes que com a ajuda de binóculos, procuram por indícios da possível presença de atum, tais como aves marinhas alimentando-se. Após a identificação do cardume, o barco aproxima-se e desliga o motor ligando o chuveiro de água que simula o movimento em fuga de pequenos peixes pelágicos na superfície da água do mar.

Os pescadores atraem o cardume ao lançarem isco vivo para o mar e procedem à captura do atum de forma extremamente selectiva. A Greenpeace considera que o método de pesca com vara e linha não agride o meio ambiente e é altamente sustentável. A técnica mais utilizada na pesca do atum é o cerco dos cardumes com redes, acabando sempre por capturar ou ferir outras espécies marinhas, na sua maior parte golfinhos.

"É um prémio importante porque, num mundo onde a concorrência é cada vez maior, arranjamos maneira de ver valorizado e publicitado o nosso produto", afirmou Pedro Pessanha, administrador da conserveira, em declarações à Lusa.»

 

via Boasnotícias.pt – 21 de Maio, 2011.

foto de Mário Amaral.

 

Esta notícia e muito merecido prémio para os Açores tem para mim paralelo imediato na... pesca do bacalhau. Quantos há décadas e ainda hoje consideram a pesca do bacalhau à linha como retrógrada e sem futuro comercial, “produto das mentes opressoras de uma ditadura” que a manteve como pode até 1974. Neste exemplo açoriano com o atum, mais uma vez se comprova que a pesca à linha portuguesa era o melhor método de pesca, pois era sustentável e não foi a linha que quase extinguiu o bacalhau dos bancos. Sobre a questão das condições de trabalho dos pescadores da linha, não há dúvidas que tinham muito a melhorar... mas a pesca com dóris era correcta, como se comprova nestes últimos anos em países do Norte que fomentam cada vez mais o regresso à pesca do bacalhau à linha.



publicado por cachinare às 11:28
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Jaime pontes a 25 de Julho de 2011 às 11:07
Realmente a pesca ao atum pelo sistema de vara deve ser aliciante mas desgastante ,fui pescador e sei que é preciso saber e ter unhas para pescar atum em especial aquando o cardume é descoberto ,realmente as técnicas utilizadas são excelentes e admiráveis ,assim se pesca o atum nos Açores e Madeira pelos nossos pescadores !


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...
Salvo melhor opinião, julgo que esta imagem do gra...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos