Segunda-feira, 17 de Setembro de 2007
Dois achados acidentais.
Estava eu há uns dias pela noite ocupado a ordenar fotos no computador sobre a Faina Maior, quando na RTPi começa o programa Bombordo e o tema era... o “Gil Eannes”. Arregalei logo os olhos e larguei tudo, pois a tv estava ligada ao acaso e também ao acaso na RTPi, pois vejo basicamente as notícias nela umas 3 vezes por semana em média e pouco mais. Foi um verdadeiro achado, pois é daquelas coincidências ou sorte que por vezes nos fazem pensar.
Ora pois o documentário, mais um realizado por Francisco Manso, retrata este emblemático navio, desde o seu projecto, passando por médicos que nele trabalharam, o seu fim que andou perto e a recuperação total em Viana do Castelo, para regozijo de muitos de nós. Contém excertos de filme do “Terra-nova, Mar Velho”, imensas fotos de outros navios, pescadores a serem socorridos, histórias algumas delas arrepiantes narradas no presente por alguns médicos, tripulantes e capitães da altura, enfim, mais um belo documento relativo á epopeia bacalhoeira.
Após consulta ao site da Fundação Gil Eannes, existe loja on-line, mas este DVD não está incluído. Tal já não me surpreende, pois há imenso material que simplesmente não se põe à venda... talvez por ser português e não americano com nome de “National Geographic”. Refiro-me por exemplo às grandes superfícies como a Fnac e Worten. Pergunto eu se ao menos a Fundação não deveria facultar o DVD para venda... e vai ficar no ar a pergunta, a pairar.
 
O outro achado foi na noite do dia seguinte, quase a papel químico do anterior, outra vez no computador e lá começa o Bombordo... o tema “A Frota Branca”. Disse de imediato em voz alta (até assustei a mulher) “Devem estar a brincar comigo, não?” De novo com olhos e ouvidos bem abertos, ainda praguejei uns *** à boa maneira Caxineira por não ter aquilo a gravar, tal como o da noite anterior, pois vou andar às aranhas durante anos para arranjá-los.
Este documentário baseia-se no original de Hector Lemiaux “The White Ship” de 1966, duração de apenas 15 minutos. Já encontrei dois sítios na net onde o poderei adquirir, e tratarei disso em breve.
A versão portuguesa de 2005, inclui partes do filme original e centra-se na entrevista a pescadores que estiveram nesse filme de 1966 em campanha no Santa Maria Manuela (onde o meu avô andou até 1960). O autor deslocou-se às Caxinas com o filme original e esteve em casa da Srª Firma Maravalhas, entrevistando-a a ela e ao seu marido enquanto visualizavam o filme. Como Caxineiro que sou, foi enorme e comovente o prazer em ver a simplicidade e humildade dos pescadores da minha terra e tal como outro pescador (que à entrevista se encontrava hospitalizado na Póvoa de Varzim) afirmou no final, apesar da dureza daqueles tempos, não os esquece e marcaram-no para sempre no bom sentido, pois as experiências, histórias de mar e acima de tudo companheirismo foram únicas.
Do pouco que sei das oito ou nove campanhas do meu pai (em breve saberei quase tudo)... é exactamente a mesma sensação, de que aqueles tempos o marcaram para sempre, pois já trabalha em terra há muitos anos, mas quando surge a oportunidade rara e tem de ir ao mar, leva consigo um par de estralhos, tal como no tempo do bacalhau, para matar umas saudades. A Universidade do mar e da vida é sem dúvida a maior de todas.
 
Fica aqui o registo da sua existência.


publicado por cachinare às 12:31
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...
Salvo melhor opinião, julgo que esta imagem do gra...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos