Sexta-feira, 14 de Março de 2008
A Saudade no outro lado do Atlântico.
«Em todas as línguas existem certas palavras e expressões idiomáticas que não têm tradução directa para outros idiomas pois expressam uma realidade peculiar num cultura específica. A saudade Portuguesa é uma dessas palavras. Saudade é um conceito que reflecte um conjunto complexo de sentimentos. Estes sentimentos surgem quando uma pessoa recorda o passado ou pensa sobre um ente querido distante ou de partida. A recordação da pessoa ou do evento pode ser acompanhada de alegria e/ou tristeza, com lágrimas e/ou riso.
Quase em todos os sítios onde fui, na maioria das pessoas com as quais falei, pressenti os seus sentimentos de saudade à medida que recordavam os dias em que a frota de pesca bacalhoeira Portuguesa vinha a St. John´s. Havia uma nostalgia, um anseio nas lembranças quando falavam de pessoas e situações passadas. Vinham-lhes lágrimas aos olhos mas na sua voz surgiam sorrisos. Estas memórias estavam cheias de saudade
 
Priscilla Doel -  “Port o' Call - Memories of the Portuguese White Fleet in St. John's, Newfoundland”.
 
Morgan MacDonald é um escultor Canadiano natural de Corner Brook na Terra Nova, o ponto mais a Leste na América do Norte. Tendo nascido na costa enrugada da Terra Nova, está habituado à sua rudeza mas também enorme beleza, com as visitas de baleias, icebergs que vagueiam e barcos de pesca de e para os Grandes Bancos. Aos 24 anos já é considerado um dos mais promissores artistas do Canadá pelos seus trabalhos de escultura e um dos seus trabalhos chama-se Saudade (O Pescador Português).
Segundo as suas palavras, “Houve uma altura em que os Portugueses eram uma visão familiar na baixa de St. John´s, à compra de isco de pesca, passeando pelas ruas ou mesmo a jogar futebol no cais. Contudo, agora não passam de memórias nas mentes daqueles que são velhos o suficiente para recordar as invasões pacíficas que se sucediam todos os anos.
St. John´s era considerado pela maioria dos pescadores de Ílhavo (entre muitos outros) como a sua segunda casa e não podiam esperar por vir a terra para algum descanso e ver os seus amigos. Muitas vezes os pescadores levavam vidas duplas, devido ao longo tempo que passavam fora de Portugal e ao que estavam em St. John´s.
A Frota Branca deixou de vir a St. John´s, caíndo vítima do excesso de pesca dos stocks de bacalhau e avanço dos modernos navios arrastões-fábrica. O último navio a visitar St. John´s foi o “Creoula” em 1998, apenas em intercâmbio cultural e recordação de dias passados.
Esta escultura é uma combinação de abstracto e figurativo. Pretende agregar os sentimentos da saudade entre os residentes de Ílhavo e St. John´s e funcionar como uma dedicatória ao sentimento que corre fundo nos corações de ambas as gentes, marcando a ligação entre uma e outra. A peça representa um pescador Português que surge, numa representação abstracta, de uma vela solta de um lugre Português. A vela está cheia de vento e empurra-o para diante (ao pescador). A forma do pescador surge do movimento da vela, simbolizando as memórias da Frota Branca que se vão desvanecendo no passado mas também relembradas no futuro. A escultura pretende capturar a ideia de saudade na forma visual. Através do movimento da vela, a figura materializa-se da memória.”
 
Fotos e texto em  morgansculpt.ca


publicado por cachinare às 08:47
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos