Terça-feira, 3 de Junho de 2008
A Grande Aventura.

«No próximo dia 8 de Junho, Domingo, às 19 horas, terá lugar no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo, a ante-estreia do documentário “A Grande Aventura”, produzido pela RTP2, com realização de Francisco Manso e guião de Álvaro Garrido.

A sessão inclúi um debate com o relizador e o autor do guião. Entrada livre.
 
O Filme.
 
Nos dias de hoje, a pesca do bacalhau é, acima de tudo, um objecto cultural e memorial. Tema forte e muito expressivo de um certo imaginário português, sugere uma abordagem estética e exaltante, mas sobretudo didáctica e plural. Uma abordagem documental capaz de ser apreciada pelas gerações mais jovens de portugueses, pelas comundades marítimas e emigrantes e por todo um público estrangeiro interessado nas grandes narrativas da vida marítima.
Volvidos mais de 25 anos da realização do último documentário português sobre a pesca do bacalhau (“Terra Nova, Mar Velho”, de Francisco Manso), fazia sentido produzir um filme capaz de romper visões unívocas e nacionais, cruzando as memórias portuguesas da grande pesca com as narrativas de recordação dos próprios canadianos da Terra Nova.
Os depoimentos que preenchem este filme revelam-nos homens de afoito e sabedoria, que se fizeram no confronto com os mares frios da Terra Nova e da Gronelândia. A “ganância” de pescar moldou-lhes um carácter simultâneamente rude e afectuoso, destemido e ingénuo, feito de grandes respeitos e de profundas cumplicidades com o mar.
Pescadores e capitães contam as venturas e desventuras das suas viagens ao “cabo do mundo”, relatam-nos o que sentiram e viveram durante longos anos de mar. São depoimentos que impressionam, que evocam e esclarecem o modo de pescar português entre os anos 40 e 70 dos séc. XX. Uma pesca destinada a abastecer a Nação e a engrandecer o Estado, na maioria das unidades da frota, feita com linhas de mão a bordo de pequenos botes de um só homem, arriados de veleiros que, ainda vivos, já eram verdadeiras relíquias internacionais.
Os outros testemunhos que compõem o filme têm uma natureza didáctica, de explicação e exemplo, em especial sobre o período de declínio da grande pesca, que ocorreu a partir dos anos 70 do século passado. O problema da escassez de recursos biológicos, a resposta do Direito do Mar e as transformações mais recentes da indústria de pesca e transformação de bacalhau completam o documentário.»
Álvaro Garrido
Director do Museu Marítimo de Ílhavo.
 
Fiquei muito agradado em receber esta notícia de mais um trabalho em filme sobre a grande faina. Fará por certo parte da minha colecção e como diz Álvaro Garrido, estava na altura de produzir um novo trabalho sobre tão grande epopeia. Infelizmente 25 anos será talvez demasiado tempo de interregno, pois foram muitos os testemunhos, pescadores e navios que desapareceram entretanto. Seria bom que este novo filme permitisse a re-edição de obras passadas como a “Epopeia dos Bacalhaus” também de Francisco Manso, a qual se mantém guardada algures e longe do grande público.


publicado por cachinare às 17:59
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Na verdade, tão belo quanto elucidativo este quadr...
Mas que beleza de foto ou pintura que retrata bem ...
Aproveitando a ocasião, sugiro a todos, pescadores...
Na verdade, tal como diz o Jaime Pontes, esta pose...
Claro que como demonstração tá tal e qual mas ,não...
Tal como se fosse um «filho pródigo», 7 meses depo...
é com orgulho e admiração que leio e recordo este ...
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos