Sábado, 5 de Julho de 2008
O Botter do Zuiderzee – Holanda.

Botter, é o nome deste tipo de barco de pesca originário do Norte da Holanda, na região de Friesland, Flevoland e Noord-Holland, existindo o seu semelhante mais comprido “tjalk” destinado ao transporte. Sendo a Holanda um país que desde há séculos tem vindo a construír diques e a transformar “pedaços de mar” em terra firme, até 1933 o Zuiderzee (Mar do Sul) era um mar interior protegido pela Ilhas Oeste da Frísia onde abundavam e eram tradicionais estes robustos barcos de pesca. Em 1933 seria inaugurado o maior dique do país, o Afsluitdijk, construído sensivelmente a meio deste mar, o qual fechava completamente o seu contacto com o Mar do Norte e o transformava assim num lago. Passou então a chamar-se Ijsselmeer.

Três das maiores comunidades onde este barco está presente são Urk, Volendam e Marken, as quais davam a “matrícula” ao barco como UK 30, ou VD 42. Os botters de Volendam eram os maiores e a rivalidade entre comunidades piscatórias era acesa, sendo os desacatos entre pescadores no mar frequentes. Com as suas características duas “tábuas-de-abatimento” (tradução directa do Inglês) laterais, a solução ideal para navegar em águas pouco profundas e manter o rumo nos ventos fortes tão característicos do Mar do Norte, esta embarcação practicamente não tem quilha e possúi um fundo chato. Estes lemes laterais (bem na tradição escandinava) podiam ser baixados independentemente para evitar a deriva do barco.
Após a construção do dique, o fim destes barcos de pesca foi rápido, pois o mar perdeu a salinidade e as espécies desapareceram. No entanto hoje em dia existem vários botters restaurados e a navegar como barcos de recreio, sendo o mais famoso de todos eles o “Groote Beer” (Ursa Maior). A história em volta deste “botter de luxo” é deveras enigmática. Diz-se que foi encomendado durante a II Guerra Mundial por Hermann Goering, comandante-em-chefe da Luftwaffe, mas a sua construção na Holanda só seria terminada um par de anos mais tarde após o fim da guerra. Seria então comprado por um interessado Americano que o levou para a costa Oeste dos E.U.A. onde passaria várias décadas como barco de recreio e exploração dum corpo de escuteiros a partir de São Francisco e Seattle. Em 2001 voltaria à sua origem na Holanda onde foi restaurado por completo no seu aspecto original em 2004 e as fotos no link abaixo falam por si quanto à beleza deste barco.
A sua tradição era de serem construídos à maneira e gosto do proprietário fazendo com que cada botter fosse diferente. No entanto encontrei uma página, (cujo link está em baixo) com vários planos semelhantes o que é o ideal para os modelistas mais afoitos. É um barco realmente muito interessante. 
Foto 1 de kwakographer.
Foto 3 (preto e branco) de John Riise.
 
 
  
Página com vários planos de botters.
Página sobre construção de um modelo (inclúi fornecedor).
Fotos de botters na Holanda.
Colecção de fotos várias do botter “Groote Beer”.
Fotos do botter “Groote Beer” restaurado.


publicado por cachinare às 19:55
link do post | comentar | favorito

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos