Domingo, 20 de Julho de 2008
“Timberwind”, o ex-piloto.
O “Timberwind” foi construído em 1931 no Union Wharf em Portland, Maine nos E.U.A.. A sua construção obedeceu aos mais altos requesitos para assegurar o conforto e segurança dos homens que o iriam tripular. Esta escuna foi construída no Maine para serviço no Maine e desde o seu lançamento à água em 1931, nunca abandonou as águas do Maine. Desenhado para transportar pilotos de e para navios à entrada ou saída do porto de Portland, teve uma construção rígida recebendo resistentes cavernas e pranchado em carvalho branco para durabilidade através dos anos de temporais e Invernos gelados do Maine. Aquando do lançamento não possuía gurupés e a cabine principal estava localizada à popa, com um grande porão a meia nau.
O nome original do “Timberwind” foi “Portland Pilot” (foto 1) e serviu como o barco piloto no porto de Portland de 1931 a 1969. O “Portland Pilot” e suas tripulações fizeram face a inúmeras e terríveis nordestadas, quando águas esverdiadas e o spray que vinha a bordo congelava no cordame e tinha de ser desbastado para manter a navegabilidade do navio. Sempre fez frente aos desafios embora num temporal em particular a 16 de Fevereiro de 1958 tenha sofrido a sua única casualidade e pensou-se que também a embarcação estaria perdida. A transferência dos pilotos entre os navios era feita com um dóri.
Durante a II Guerra fez parte da frota de patrulha da Guarda Costeira Americana em Portland passando os pilotos a receber comissões. Depois da guerra recebeu novos motores e o aparelho de vela foi reduzido. Cerca de 1959, o dóri passou a ter motor fora de borda e deixava de se usar os típicos remos.
Nos seus 38 anos de carreira, 24 horas por dia e em todas as condições de tempo o “Portland Pilot” estava de serviço. Quando não se encontrava na estação a 15 milhas da costa, estava na doca em trabalhos e a preparar o próximo turno. Foi finalmente substituído por um barco a motor em aço em 1969.
Em Agosto de 1969, com um possível comprador interessado, foi içado para doca seca onde se teve oportunidade de fazer medições ao navio. O seu estado ainda era excelente. Em 1970 seria então adquirido por um casal privado que iniciaria uma completa transformação da escuna, levando-a para Rockport, Maine, onde lhe foram retirados os motores, tanques e outras maquinarias, deixando-a completamente vazia e pronta a receber as novas acomodações para o fim a que se propunha; escuna com vela de mezena para cruzeiros na costa do Maine. O resultado dos trabalhos seria excelente (fotos 2 e 3).
Os homens que outrora trabalharam nesta escuna costumam vir a Rockport para a ver, embora se surpreendam um pouco com o seu aspecto bem pintado e aparelho de vela mais alto, tão diferente de quando a escuna trabalhava como piloto, mas sabem que por detrás do aspecto é a mesma embarcação e têm imenso gosto em ver que é tão bem cuidada.
É sem dúvida mais um excelente exemplo de dedicação e gosto pelo mar, com todas as recompensas que daqui advêem. 
Tradução baseada no site oficial do “Timberwind”.
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História em imagens: CONSTRUÇÃO - HISTÓRIA 1 - HISTÓRIA 2.
Álbuns de fotos 1 + 2.

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publicado por cachinare às 17:49
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