Sábado, 24 de Janeiro de 2009
O coração duplo do “Manuela”.

Brevemente (se é que já não os tem instalados), o lugre-motor “Santa Maria Manuela” receberá os seus dois novos e principais motores, Volvo Penta D16-MG 375 kw a 1500 rpm.

Do site oficial da Volvo, eis algumas das suas caraterísticas: «Com o aumento nos últimos anos do interesse pelos motores diesel-eléctricos, surge a gama Penta e neste motor versão de 16 litros, as emissões poluentes  para o ambiente são apenas uma fracção comparada com os motores diesel habituais.
Com a energia diesel-eléctrica, o navio possui entre 4 e 6 motores diesel de menor proporção, cada um ligado a um gerador. Uma vez que os motores eléctricos têm um nível reduzido de ruído e são mais fáceis de isolar, é mais uma vantagem para quem os tripula ou frequenta.
Em lugar do anterior fuel utilizado que contém enxofre em grande quantidade, estes novos motores operam com o mesmo tipo de combustível por exemplo dos camiões e o D16 produz emissões de enxofre e óxido nitroso praticamente inofensivas em comparação».
 
No caso do "Santa Maria Manuela", estes motores não incluem a vertente eléctrica. Estando já o navio na Galiza, em Marin, desde inícios de Janeiro, lá receberá praticamente tudo o que lhe falta para começar a navegar por finais deste ano de 2009. Na imagem do seu plano geral note-se a cor verde no casco abaixo da linha de água, pormenor que o diferencia do “Creoula” seu gémeo.
É curioso maginar os dois lugres a navegar juntos um dia no horizonte e no que os distinguirá ao olhar, mas até o “Manuela”, - como muitos dos seus passados tripulantes e pescadores o tratam (a exemplo do meu tio) – estar pronto, inúmeros detalhes e possíveis surpresas continuarão a surgir no seu blogue oficial que merece visitas assíduas. Está já on-line mais um pequeno vídeo sobre a chegada do navio à Galiza e as fotos não param de chegar.
Continuaremos a seguir-te atentamente; SPS “SANTA MARIA MANUELA”


publicado por cachinare às 11:22
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De jaime pontes a 2 de Fevereiro de 2009 às 19:16
Amigo António um abraço,o Manuéla , sim ,como todos nós dizia-mos,um dos cisnes brancos como alguém chama ,eu também vi o filme passado no programa bombordo e gravei em video na altura ,más já não o tenho porque entretanto o video avariou e as cassetes eu pôs fora más sei que há gravações em -dvd- ,o Sre. Capitão Vitorino Ramalheira na altura foi naufrago do Aviz e passou para o Manuela ,portanto estou por dentro do assunto tudo que diz respeito ao Santa Maria Manuela ,trabalhava eu nos mares de Aveiro e o meu cais de atracação éra em São jacinto nos anos -90-, e então eu dava sempre uma volta por dentro do Manuéla que estava atracado lá num trapiche ao lado do estaleiro, e eu dizia para os meus botões , este acaba aqui ,já com muita ferrugém dava pena porque quem viveu o bacalhau tinha que sentir algo , ver um navio a apodreçer alí a olhar prá quem passava éra uma tristesa ! .Más eis que alguém se lembrou que estáva o dito Bacalhoeiro a delirar de morte , então lá tiveram pena e salvaram o NOBRE Manuela bem haja meus Sres .pelo nosso Maqnuela e não só . Sorte Manuela tú tiveste ! que o teu irmão, Argus, agora polynezia não tém ou não teve ,ainda espéro por um milagre ! salvém o nosso Argos , o nosso Campeão dos bacalhaus ,o Principe dos gelos , o mais rapido dos veleiros nas Viagéns ao bacalhau e foram tantas ,o navio que mais do fiel amigo carregou com os seus homens dos dorys garbosos pescadores bacalhoeiros ! saúdações maritimas...Jaime Pontes...


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Esta bela foto retrata bem o que eram os tempos an...
Mais de um ano depois, volto aqui (ao blog), e li ...
é de facto interessante, mas .... o que caracteriz...
Conforme já referi algures, no próximo Sábado, 23 ...
Na verdade, típico é os nossos vizinhos da Póvoa ...
Belo quadro pintado ,dois botes um a vela e outro ...
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos