Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009
A ver passar o “Argus”.

 

Ocasionalmente tenho o privilégio de receber neste blog vários comentários e entre eles, os de antigos pescadores do bacalhau. Ultimamente, vários desses comentários vêem de um antigo pescador que conhece muito bem a minha terra, Caxinas e fez um par de campanhas junto com o meu pai a bordo do n-m “Novos Mares”, em finais dos anos 60.
Acerca do imponente lugre-motor “Argus”, construído em aço em 1939 na Holanda, escreveu há dias o Sr. Jaime Pontes o seguinte:
 
«Que beleza o “Argus”, soberbo lugre-motor, príncipe dos lugres dos anos -50, até 70 salvo erro, grande veleiro, que com ventos favoráveis não havia quem o batesse em velocidade, mesmo aqueles navios como o “Neptuno” e outros com palheta, era um regalo ver esses veleiros que não só o “Argus”, mais o “Creoula” e o “Manuela”. Lembro-me uma certa viagem de regresso a Portugal perto dos Açores, nós no “Aviz” com ventos rijos e favoráveis, julgavamos que vinhamos na maior com as velas todas içadas até o redondo feito, em pleno dia logo de manhã, quando surge a oeste dois veleiros, eram o “Argus” e o “Creoula”, que em pouco tempo nos alcançou como quem passou um lugre parado. Que diferença! Então ouvi comentários dos mais velhos de bordo que os dois veleiros iam a pôr -16 ou 18 milhas à hora!
Se alguns pescadores que ainda estão entre nós, soubessem o que se passa com o “Argus”, de certeza que ficavam com um nó na garganta, em especial os que por lá passaram!» - Jaime Pontes.
 
Como tenho escrito, o “Argus” chama-se hoje “Polynesia II” e após décadas a fazer cruzeiros turísticos nas Caraíbas está hoje apresado na ilha de Aruba e em muito mau estado, sem navegar há bastante tempo. No passado dia 21 de Janeiro de 2009 foi mais uma vez a leilão. O resultado desse leilão ainda não o sei. O que sei é que por alguma razão extraordinária, alguém em Aruba tem visitado este blogue com frequência... desde o dia 17 de Janeiro... e em português.
 

Foto da autoria de Tim.


tags:

publicado por cachinare às 08:37
link do post | comentar | favorito

3 comentários:
De barcoantigo a 14 de Fevereiro de 2009 às 21:23
Caro amigo, lentamente algumas pessoas se movimentam para que o nosso velho Argus quem sabe, regresse a casa. Por enquanto é tudo uma especie de sonho. Mas se formos muitos quem sabe o sonho se realiza.
Um amigo criou especialmente um blog dedicado ao tema, pode ver aqui:
http://alexanderslatter.blogspot.com/

abraço desde o noroeste


De jaimepontes a 27 de Fevereiro de 2009 às 01:18
Amigo António um abraço ,o nosso Argus afinal não morreu ,ele não se deixou abater vim a saber hoge que foi comprado pela Empresa Pascoal ,.Que alegria me deram ,ainda julgo que é mentira ,más a ser verdade ,pagou a pena pedir a Sra dos Mares que velasse pelo nosso Prinçipe dos Mares ,eu tinha cá uma fé que o ARGOS não se deixava abater por qualquer sucateiro ,e muito menos lá fora Bem Hajam os Pascoais ....saúdações maritimas Jaime Pontes


De carlos Silvio Motta a 10 de Janeiro de 2012 às 23:44
Caros amigos, sou descendente de Frederick Kateringer, que aportou no Rio de Janeiro em 1834, e que veio num
Veleiro Holandes chamado Argus. Seria este o primeiro argus e posteriormente batizaram outro? Quem souber me esclareça. Meu nome ´Carlos Silvio Motta e resido em
BH-MG


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Outros tempos ,diria mesmo meus tempos de rapaz ,o...
Pois ,nesse estado bem bebido até a sua sombra ele...
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos