Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2015
Cinco pescadores das Caxinas desaparecidos após naufrágio em Sintra.

santa maria dos anjos caxinas pesca barco

 

«Os naufrágios voltam a assombrar a comunidade piscatória da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Na madrugada desta quarta-feira, a embarcação “Santa Maria dos Anjos” naufragou ao largo de Sintra. O barco tinha a bordo 6 tripulantes, um dos quais conseguiu nadar até à costa e dar o alerta. Os restantes estão desaparecidos.

O JN Online avança que os 5 pescadores desaparecidos são das Caxinas, um deles ucraniano mas residente nesta comunidade.

Em comunicado, a Marinha Portuguesa informa: “o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, em articulação com o Capitão do Porto de Cascais e a Força Área Portuguesa, encontra-se a coordenar uma operação de busca e salvamento dos tripulantes da embarcação de pesca “Santa Maria dos Anjos”, com 11 metros, que terá afundado nesta madrugada nas proximidades da Praia das Maçãs, com 6 tripulantes a bordo”.

Na altura do alerta, foram logo disponibilizadas, segundo mesmo comunicado, “a Corveta Batista de Andrade da Marinha Portuguesa, um EH-101 da Força Aérea Portuguesa e duas embarcações das estações salva-vidas de Cascais e Ericeira, que com a colaboração da embarcação de pesca “Fruto da União” continuam a efetuar buscas junto de destroços entretanto encontrados que tudo indica pertencerem à embarcação de pesca afundada”. Entretanto o perímetro das buscas foi alargado e agora vai desde a Praia do Magoito até à Praia Grande, numa extensão de cerca de três quilómetros.

O sobrevivente, de 26 anos, foi transportado para o Hospital Amadora-Sintra em situação estável e já teve alta. Deverá regressar a casa ainda hoje.

O barco “Santa Maria dos Anjos” saiu de Peniche na noite de terça-feira e dirigia-se para Cascais, para a pesca do linguado. O naufrágio terá ocorrido por volta das 03h da madrugada.

Em declarações à Sic Notícias, José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, revelou que ainda é “prematuro apontar causas para o acidente”, mas garante: “o mestre era experiente. Era uma embarcação minimamente equipada para a navegação”. O barco está registado em Olhão.»

 

in MaisSemanário.

foto - Markus Lüske


tags:

publicado por cachinare às 19:44
link do post | favorito

De Jaime Pião a 16 de Janeiro de 2015 às 18:16
Venho aqui falar um pouco do naufrágio do Santa Maria dos Anhos .Claro que vai passar mais 50 anos e continuarão a falar sobre segurança no mar ,em especial dos pescadores .
Amigos infelizmente quem trabalha no mar aqui ou noutro País qualquer sempre acontece desgraças ,nós não somos imunes ,até mesmo os que andam em transatlânticos e iates acontece coisas ,por isso me coíbo de dizer seja o que for ,até porque a minha vida foi o mar e, tive ocasiões que me vi perdido ,acho que Deus não entendeu que era a minha hora ,só tenho a lamentar que estas coisas aconteçam aos desgraçados que não tem outro modo de vida ,enfim acontece a todos ,Paz as suas almas !


De marinheirojimmy a 16 de Janeiro de 2015 às 19:28
Jaime Pião, olá camarada , não podemos deixar passar, e lamentar porque a morte nunca será culpada, eu penso que as vezes ela chega sem ter que chegar,mas podia se evitar, não vou falar o que queria falar, mas estou pronto a falar porque eu ouço falar e nada vejo de concreto nada feito, sou marinheiro e pescador, não faz de mim um super herói, somente sou um homem do mar, e sinto e vejo algumas das razões, só não vê quem não quer ver, eu já naufraguei
na pesca do bacalhau, e sei ver um pouco o que se passa, não faleceu ninguém porque Deus, assim não quis,eu não digo temos de ver e tentar fazer com que as coisas não acontecerão assim na nossa terra, eu digo chega de luto,e de dor, temos de minimizar essa dor que tanto nos preocupa, as minhas sinceras pesamos, as famílias, e que Deus os tenha no interno descanso, PAZ AS SUAS ALMAS ,
MAS NÃO PODEMOS ESQUECER SÃO NOSSOS IRMÃOS E AMIGO, TEMOS DE FALAR POR QUEM NÃO FALA .
Jimmy o marinheiro


De Anónimo a 17 de Janeiro de 2015 às 12:17
Corroboro inteiramente quanto Jimmy aqui nos diz, pois também já me vi nestas «alhadas», valendo na circunstância estarmos alerta e haver uma ou outra atitude de coragem e bom senso, a fim de se evitar o pior.
Quando nos diz que já naufragou no bacalhau e que «não faleceu ninguém porque Deus assim não quis», é obvio que assim aconteça, porque tal como aprendemos desde os tempos da catequese, DEUS É BOM, e tal como nós, não quer que ninguém morra. Mas nós, como seres humanos, também temos que O ajudar, e tal como anteriormente aqui nos referimos, mais vale prevenir que remediar.

Al bino Gomes


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
boa noite, poderiam me informar qual a data do pai...
Sales Manager (https://numberoneboats.com/)Sales M...
Este arranjo está relacionado com a sua transforma...
Caro José Valério,Obrigado pelo comentário e refer...
Bom diaParabéns pela excelente pesquisa e apresent...
Parabéns pelo artigo!Não conhecia!
Olá nasci a ouvir as histórias do meu tetravo. Gos...
Caro amigo Cunha - (Carocho do Rio Minho o CORVO)A...
Os meus falecidos pais que eram um jovem casal de ...
A aiola é uma adaptação local da antiga "iole", "y...
tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

links
arquivos