Quarta-feira, 19 de Novembro de 2014
Memorial aos Náufragos - Caxinas.

 

«No Dia Nacional do Mar, a emoção marcou a inauguração do Memorial aos Náufragos mandado erigir pela Câmara Municipal de Vila do Conde para homenagear todos aqueles que perderam a vida quando trabalhavam do mar, sobretudo os pescadores que têm forte presença na zona norte da cidade.  Daí que a obra idealizada pelo arquiteto Manuel Maia Gomes pontifique no passeio em frente ao mercado das Caxinas, um local de passagem de muitas pessoas que assim podem associar-se à dor que, periodicamente, assola a comunidade piscatória local, justificou a líder da autarquia, Elisa Ferraz. O entrelaçamento de dezenas cruzes de ferro configurando a parte de um barco transmite a ideia da morte no mar e assim espera o arquiteto Maia Gomes que se capte também a importância da vida ser preservada. Esse apego à vida ficou bem exemplificado com o caso do naufrágio  do “Virgem do Sameiro”, em Novembro de 2011. A tripulação salvou-se, mas passou mais de 57 horas no interior de uma balsa, antes do resgate pela Força Aérea. Um drama que o mestre José Manuel Coentrão recordou.O Memorial deixou comovido o Monsenhor Domingos Araújo, um dos homens que, nas Caxinas, tem acompanhado mais as tragédias provocados pelos naufrágios. A combinação de cruzes de ferro assenta num plinto onde se revela uma frase da autoria do jornalista Abel Coentrão, que é também o presidente da Associação Cultural Bind’ Ò Peixe.  Pode ler-se : “O mar devolve-me uma memória de ti. E nela te resgato para a eternidade”. A herança de um povo sofrido pelos naufrágios tem agora um monumento para mostrar a todo o país, mas também para mexer na consciência de quem não protege condignamente uma atividade difícil como a pesca.  Foi esse “nó na garganta” que quis expressar Mário Almeida, presidente da Assembleia Municipal. O Memorial aos Náufragos logo no primeiro dia recebeu flores de quem viu os seus entes queridos morrer no mar.»

 

via ONDAVIVA.


tags:

publicado por cachinare às 23:09
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Jaime Pião a 21 de Novembro de 2014 às 22:46
ENTENDO QUE ESTÁ MUITO BEM O LUGAR ONDE FOI INAUGURADO O MEMORIAL AOS NAUFRAGOS ,ATÉ PORQUE HÃO SEMPRE IDEIAS DIVERGENTES ,MAS NO GERAL ESTÁ APROVADO .
APROVEITO PARA DAR OS PARABÉNS AO ENGENHEIRO MAIA E AO ABEL COENTRÃO QUE MUITO TEM TRABALHADO EM PROL DESTA ASSOCIAÇÃO DA BIND Ó PEIXE A TODOS QUE CONTRIBUIRAM PARA ESTA BELISSIMA IDEIA DO MEMORIAL UM OBRIGADO E UM BEM HAJAM !


De Ouim da Rosa a 1 de Dezembro de 2014 às 01:18
Não está mal, não é muito do meu gosto e não vejo arte nenhuma. Acho que se queriam homenagear os náufragos, deveriam erigir um monumento à altura dos homenageados, (e estes foram muitos) com arte que tivesse impacto.
Quanto à localização não posso estar mais de desacordo, pois alguns já estão a fazer contas ao tempo que vai durar pois já sabiam de antemão o feroz que é o nosso clima na orla marítima (sal, areia,água do mar) temos como exemplo as casas junto á praia.
Não escrevi este comentário de animo leve, é simplesmente a minha opinião.
Quanto ao resto PARABÉNS POR A INICIATIVA E LONGA VIDA Á ASSOCIAÇÃO BINDE Ò PEIXE


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Ver está foto, salta-me muitas saudades de ouvir m...
Pescador da Nazaré ,homem do antigamente ,com traj...
Uma das formidáveis pinturas de Almada Negreiros, ...
sou de Nazare gostava de saber o meu estorial de 1...
....................COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA...
Esta réplica do Vila do Conde, participou em vário...
Pois é exactamente tal como acima se diz.Depois de...
Boa tarde , com respeito a foto aqui presente eu j...
Salvo melhor opinião, julgo que esta imagem do gra...
Queria saber Quem deu o nome ao barco

culturmar

tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

Vídeos
links
arquivos