Terça-feira, 31 de Março de 2015
Navio Gil Eannes reabre com nova valência, o Centro de Mar.

gil eannes 2011 viana castelo

«Já foi hospital e centro de detenção de pescadores em alto mar. Esteve para ser transformado em sucata, foi reabilitado, reabriu como museu e pousada da juventude. E, agora, após nova intervenção, o Gil Eannes ganhou uma nova valência, o Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar que é inagurada este domingo (16-11-2014), em que se celebra o Dia Nacional do Mar.

A abertura do Centro de Mar decorre depois de ter sido reabilitado e reconvertido um espaço do antigo navio-hospital Gil Eannes, construído nos Estaleiros Navais desta cidade, na década de 50 do século passado, para ali abrir a “porta de entrada” do Centro de Mar de Viana do Castelo. Uma empreitada orçada em mais de 550 mil euros, financiados pelo programa operacional regional,  ON.2 – O Novo Norte, e que implicou um conjunto de adaptações do navio para as novas funções complementares às que vinha assegurando enquanto museu mais dedicado ao seu histórico papel na pesca do bacalhau. 

gil eannes doca seca 2

Com as novas componentes – áreas para serviços do Centro de Mar, Centro Interpretativo Ambiental, que inclui um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e Centro de Documentação Marítima – o Gil Eannes passa a estar dotado de equipamentos multimédia, um mini-auditório, a possibilidade de acesso a consultas de documentos, áreas de apoio ao empreendedorismo e economia náutica e diversas experiências audiovisuais interativas, explica em comunicado a Câmara de Viana do Castelo. Que pretende, com as actividades a realizar no navio, consolidar localmente uma Rede de Cultura e Vivência Marítimas.

A inauguração inclui um concerto da Banda da Armada e uma homenagem a Ernâni Lopes, considerado o grande mentor deste projecto. “O Professor Ernâni Lopes foi um dos mais conceituados economistas da sua geração que defendeu a aposta no 'hypercluster do mar',  tendo o projecto do 'Centro de Mar' implementado pelo município de Viana do Castelo,  tido o seu apoio e a convicção que a economia do mar e o turismo são vetores essenciais para o desenvolvimento económico da região e do país”, recorda a autarquia.

gil eannes 1959

Há alguns anos que Viana do Castelo vem apontando o mar como uma oposta para o desenvolvimento local. E o “Centro de Mar”, assinala a autarquia liderada pelo socialista José Maria Costa, integra-se, “como projecto âncora no Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar”, que inclui outros equipamentos de apoio  à náutica de recreio e aos desportos náuticos. Não por acaso, a primeira exposição desta nova vida do Gil Eannes chama-se, precisamente, “Um Mar de Oportunidades”, e explora algumas das áreas mais marcantes da relação de Viana do Castelo com o Atlântico.»

Por ABEL COENTRÃO in PUBLICO

Fotos em doca seca – Diamantino Rego



publicado por cachinare às 22:11
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Jaime Pião a 1 de Abril de 2015 às 11:36
O GIL EANES Navio Hospital e mais que em outros tempos era o orgulho dos bacalhoeiros Portugueses e não só .
Passei por lá um mês doente de hérnias inguinais só tenho a dizer bem ,tenho grandes recordações boas e algumas menos boas,por isso digo que foram tempos que o tempo não apaga !


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Sales Manager (https://numberoneboats.com/)Sales M...
Este arranjo está relacionado com a sua transforma...
Caro José Valério,Obrigado pelo comentário e refer...
Bom diaParabéns pela excelente pesquisa e apresent...
Parabéns pelo artigo!Não conhecia!
Olá nasci a ouvir as histórias do meu tetravo. Gos...
Caro amigo Cunha - (Carocho do Rio Minho o CORVO)A...
Os meus falecidos pais que eram um jovem casal de ...
A aiola é uma adaptação local da antiga "iole", "y...
Primeira foto a catraia de vela ,mas com calma por...
tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

links
arquivos