Quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2009
O “Manuela”... em 1966 - online.

Na campanha de pesca ao bacalhau de 1966, um realizador Canadiano, Hector Lemieux, embarcou em Belém a bordo do lugre-motor “Santa Maria Manuela” para registar todo aquele já mítico processo de pesca “ao anzol” que só os Portugueses praticavam, ainda em navios à vela e com dóris.

Do muito que filmou e fotografou, apenas editou 15 minutos para exibição.
Recentemente descobri que um mais que certo emigrante Luso, resolveu colocar “online” o referido filme. Não podia pois deixar de o “apregoar” aqui, pois felizmente possuo este filme em DVD e não me canso de o ver repetidamente. São 15 minutos que dão uma excelente imagem de pescadores e marinheiros Portugueses ainda “do tempo da vela”, a cores e bom som, e num curto espaço de tempo permite ter uma ideia do que significava ir em busca do tão apreciado bacalhau, em toda aquela dureza, sombra de tragédia, mas também orgulho para muitos por terem feito parte daquela Epopeia que ainda hoje relembram.
Nas fotos dos 2 homens em grande plano, ao lado do Capt. Vitorino Ramalheira (de binóculos), está o meu tio José Fernandes (Leles). Feliz coincidência ter sido “apanhado” no filme.
Para os mais despistados... o “Santa Maria Manuela” em breve estará a navegar de novo em todo o seu esplendor à vela, depois dum declínio e abandono quase fatal. Tal deve-se a muitos homens que nunca esqueceram o navio, entre eles os que o decidiram recuperar. Todos os detalhes no seu blogue oficial, SANTA MARIA MANUELA.
 
Eis os links do filme:
 
Patricioclan.org
O Navio Branco - 1966


publicado por cachinare às 08:37
link do post | comentar | favorito

6 comentários:
De RUI amaro a 27 de Fevereiro de 2009 às 15:03
Caros Antonio Fangueiro e Jaime Pontes

Pois é verdade, no meu trabalho, postado no meu Blogue Navios à Vista, “Temos Navio, Temos o Santa Maria Manuela, é da Pascoal”, agora com a compra do Polynesia , lá nas Arubas pela Pascoal & Fos, já podemos dizer “Temos Navios, Temos o Santa Maria Manuela e o Argus, são da Pascoal”. Prolongando de braço dado o NRP Creoula aos seus dois gémeos, o que seria interessante um dia se realizar, temos o trio completo dos três Cisnes Brancos ou Lugres do Gelo.
Pode ser que um dia se aviste os três lugres de velas enfunadas e fundearem aí diante das Caxinas, como homenagem ao esforço dos pescadores do dóri e mesmo dos do arrasto dessa martirizada terra das artes pesqueiras, que sofreram na pele a dura Faina Maior, e mesmo do receio dos submarinos, que o amigo Jaime melhor do que nós sabe relatar. Olhem que é uma questão de lembrarem os v/ autarcas. Eu por mim já dei o toque à Pascoal & filhos para levarem o SMM a Viana do Castelo e ao Douro/Leixões, e eles não se puseram de fora!
Estamos de parabéns todos nós, entusiastas destas coisas de navios, nomeadamente dos bacalhoeiros, Portugal e sobretudo a Pascoal & Filhos, que de certeza irá ter grande sucesso no seu empreendimento. Lamentável é o Governo de Portugal não ter contribuído para o esforço financeiro, que aquela empresa de sucesso está a levar a cabo, nem tão pouco se ter pronunciado com uma palavra de incentivo.
Abraço
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro (Blogue navios à Vista)


De jaimepontes a 27 de Fevereiro de 2009 às 19:32
Parebéns Meus Amigos Rui Amaro e António Fangueiro ,eu reconheço que voçês com muitos outros foram incansaveis no constante alérta que fizeram ,por isso da minha parte muito obrigado e bém hajam a todos ,ém espeçial os Sres de Pascoais ,que não há palavras para descrever a alegria que vai aqui nas Caxinas ,pelo menos com quem converçei ,os homens do bacalhau os que passaram tormentas ,os que se habituaram a vêr no dia a dia o Sre dos Mares o Sre dos bacalhaus o Prinçepe dos Veleiros ?, mas falando de ajudas do Estádo, bém os nossos velhos históricos bacalhoeiros já estávam desmantelados ,porque está mais que visto ,que para os Sres Politicos os pescadores ,os lugres e os navios que tanto deram aos Portugueses não tém valor algum ,eu sei daquilo que falo ,portanto de politicos nunca se espéra nada ,a engorda é só para eles ,dos fracos não reza a história .As maiores Venturas para a firma dos Pascoais .e saúdações maritimas do amigo Jaime pião um abração ....


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
boa noite, poderiam me informar qual a data do pai...
Sales Manager (https://numberoneboats.com/)Sales M...
Este arranjo está relacionado com a sua transforma...
Caro José Valério,Obrigado pelo comentário e refer...
Bom diaParabéns pela excelente pesquisa e apresent...
Parabéns pelo artigo!Não conhecia!
Olá nasci a ouvir as histórias do meu tetravo. Gos...
Caro amigo Cunha - (Carocho do Rio Minho o CORVO)A...
Os meus falecidos pais que eram um jovem casal de ...
A aiola é uma adaptação local da antiga "iole", "y...
tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

links
arquivos