Quinta-feira, 27 de Maio de 2010
A preto e branco.

 
A traineira “Bela Maria” do porto de Leixões a chegar bem carregada de sardinha, cheia de pujança, num tempo que já lá vai.


publicado por cachinare às 08:20
link do post | comentar | favorito

17 comentários:
De jaime pião a 28 de Maio de 2010 às 13:58
Belos tempos ,pesca de rede cerco aqui bem retratada a Bela Maria traineira que fazia parte da Laura Maria e António Pedro que me lembre eram três traineiras da mesma casa que tinham como simbolo o AS de Espadas a proa ,traineiras dos anos 50 60 e 70 até 80 salvo erro ,até porque todos os anos no fim da safra vinham para os estaleiros de Vila do Conde para serem reparadas e aí se prepararem para nova safra era assim todos os anos ,mesmo assim a traineira António Pedro acabou os dias encostada ao cais ali mesmo no antigo estaleiro e mais traineiras acabaram em Vila do Conde ,bons tempos em que toda gente vivia desde os pescadores estaleiros e até as tabernas circundantes ao estaleiro ,diria que recordar é viver ...


De Joana Rodrigues a 16 de Abril de 2012 às 21:30
Exmº Senhor Jaime Pião

Sou bisneta do Salvador Carvalho e fiquei muito comovida por encontrar aqui referência aos barcos que têm os nomes dos meus tios. Gostaria de lhe perguntar se teria a amabilidade de partilhar mais histórias sobre esses tempos, já que as memórias da família não chegam para que possamos saber mais sobre o nosso bisavô. Muito obrigada pela sua atenção

Joana Rodrigues


De JAIME PIÃO a 19 de Abril de 2012 às 22:38
Boa noite Joana ,claro que tenho vastas recordações destas traineiras e não só ,afinal tive tios que foram mestres em Matosinhos e o meu Pai também andou nesses tempos nas traineiras bem conhecidas ,aliás trabalhei com o mestre Alfredo Torrão que foi mestre numa dessas três traineiras ,não estou certo qual ,no seguimento do ás de espadas meu Pai depois usou o mesmo emblema nos nossos barcos e não só ,eu e meu irmão também usamos mais tarde eu nas minhas motoras e meu irmão nas dele e ainda ficou cá na família essa bela insígnia o famoso ÁS DE ESPADAS ,por isso já noutros tempos meu Pai dizia que gostava muito de ver as traineiras António Pedro ,Bela Maria e Laura Maria ,então ainda hoje somos conhecidos aqui em Vila do Conde pelo ÁS DE ESPADAS , um abraço prazer responder-te Joana !


De Anónimo a 26 de Setembro de 2012 às 11:38
e falta a traineira vareira que tinha um , tritão , desenhado pelo pintor augusto gomes, autor das estátuas das mulheres de pescadores que estão na praia de Matosinhos .junto ao cais sul. a António Pedro naufragou, assim como os rádios de onda marítima da blaupunkt tinha no visor para sintonizar as estações uma traineira com ás de espadas de homenagem ao teu avô, por ter sugerido a eles rádios com onda curta marítima para ele ouvir as comunicações das traineiras. para saberes mais coisas sobre as traineiras , fala com a tua tia Laura Maria que tem uma reprodução em miniatura da traineira com o nome dela e fotos , assim como o teu tio avô pinheiro que sabe a história toda do teu avô por que casou com uma das filhas que por acaso tem o nome da tua mãe. podias fazer, um pequeno documentário sobre as traineiras de Matosinhos , e a mulher que teu avô viveu até morrer, era das Caxinas, de onde eram as maior parte das companhas das traineiras . o teu bisavô nasceu a 14 de Abril de 1900 e morreu a 23 de Julho de 1954 um Mês e um dia antes de nascer o teu tio a quem lhe foi posto o mesmo nome. tenta falar com a família que há gente que sabe muitas histórias do teu avô , que davam um bom argumento é só falar fica bem


De Inês Rocha a 23 de Fevereiro de 2022 às 10:19
Sou filha do Salvador Carvalho, o neto que herdou o nome e que nasceu a 24 de Agosto de 1954. Tal como a Joana, fico comovida por ver um pouco da nossa história.


De Helena Osório a 20 de Julho de 2018 às 13:17
Desculpe, o bisavô ou tios-avós têm a ver com a Salvador de Carvalho Lda., com armazéns na Av. Serpa Pinto (Matosinhos) ???


De José António Pinheiro a 11 de Abril de 2020 às 19:19
Boa Tarde. Eu sou neto de Salvador de Carvalho, filho de Zulima (sua filha) e José Pinheiro e sim tinham o armazém na Av Serpa Pinto.
Cumprimentos,
José António Pinheiro


De Anónimo a 14 de Dezembro de 2020 às 15:38
Boa tarde, José

Daqui Joana, filha da Zulima (sua prima), neta da Maria Alice e, por conseguinte, bisneta do Salvador Carvalho. Se souber a origem do ás de espadas e pudesse partilhar essa história, ficaria agradecida. Qual a morada exacta onde era o armazém na tal avenida Serpa Pinto?

Muito obrigada!
Joana Rodrigues


De Claudia Santos a 25 de Outubro de 2021 às 12:12
Boa tarde. Disse que era neto do Sr Salvador de Carvalho? Estou a fazer uma investigação sobre as traineiras/empresas que frequentavam o porto de leixões (com o intuito de publicar em livro)... por acaso não me facultará uma fotografia do seu avô para incluir nessa secção?... terei todo o gosto em indicar o seu nome na publicação. obg


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Sales Manager (https://numberoneboats.com/)Sales M...
Este arranjo está relacionado com a sua transforma...
Caro José Valério,Obrigado pelo comentário e refer...
Bom diaParabéns pela excelente pesquisa e apresent...
Parabéns pelo artigo!Não conhecia!
Olá nasci a ouvir as histórias do meu tetravo. Gos...
Caro amigo Cunha - (Carocho do Rio Minho o CORVO)A...
Os meus falecidos pais que eram um jovem casal de ...
A aiola é uma adaptação local da antiga "iole", "y...
Primeira foto a catraia de vela ,mas com calma por...
tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

links
arquivos