Quarta-feira, 5 de Janeiro de 2011
“Côte d’Émeraude”.
O navio “Côte d´Émeraude” foi construído em 1925 nos estaleiros de Craipeau em Saint-Malo, Norte da Bretanha na França. Era um navio de 380 toneladas, com 42,55 metros de comprimento, 9,70 de largura máxima e 4,40 de calado. Ficou conhecido pela pesca ao bacalhau que efectuou nos Bancos da Terra Nova, sendo embarcações desenhadas para as longas travessias do Atlântico. Este navio foi um dos últimos a ser construído para a Grande Pesca à vela e Cancale era o seu porto de abrigo habitual.
De notar a forma como eram transportados os dóris, empilhados com o fundo virado para cima, bem diferente da forma dos bacalhoeiros Portugueses.
É possível adquirir via internet uma monografia sobre o navio, a qual inclúi os planos para a construção à escala de 1/75, bem como várias imagens antigas. Aqui fica o link.


publicado por cachinare às 08:28
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De jaime pontes a 5 de Janeiro de 2011 às 20:35
Amigos espero que tenham passado umas boas festas e com continuação dum bom 2011 para todos ,e comentando esta bela foto de miniatura de navio veleiro que foi construído em 1925 para a pesca do bacalhau ,por acaso belo ,diria mesmo elegante veleiro pena que hoje já não se constroem destes belos veleiros que eram excelentes para arte de velejar e navegar com suas velas ao vento ,eu sei daquilo que falo ,que no Aviz de quatro mastros também içava-mos 10 velas alegria quando era para o regresso para Portugal, toda gente içar as velas para o Navio andar mais depressa ,eram tempos que a memória não esquece !


Comentar post

mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
Não me parece justo nem por esse motivo aceitável ...
boa noite, poderiam me informar qual a data do pai...
Sales Manager (https://numberoneboats.com/)Sales M...
Este arranjo está relacionado com a sua transforma...
Caro José Valério,Obrigado pelo comentário e refer...
Bom diaParabéns pela excelente pesquisa e apresent...
Parabéns pelo artigo!Não conhecia!
Olá nasci a ouvir as histórias do meu tetravo. Gos...
Caro amigo Cunha - (Carocho do Rio Minho o CORVO)A...
Os meus falecidos pais que eram um jovem casal de ...
tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

links
arquivos