Sábado, 28 de Maio de 2011
Dionísio Esteves, relembrado 45 anos depois.

 

Dionísio Cândido Quintas Esteves foi um pescador como tantos outros que fez parte da epopeia da pesca ao bacalhau na Terranova e Gronelândia. Natural de Vila Praia de Âncora, com 26 anos de idade e casado, ficou imortalizado em 1966 no filme de Hector Lemieux “O Navio Branco”, por ter falecido a bordo. Como me confirmou o meu tio e Celestino Ribeiro, pescadores a bordo também nesse ano, "Uma tempestade obrigou a uma manobra da vela da bujarrona e uma vaga dupla abateu-se impiedosamente sobre a tripulação. O Dionísio, marinheiro de quarto, ficou entalado contra o mordente do guincho. Dali a três dias de sofrimento horrível, deixou-nos e fomos sepultá-lo a St. John's.". Dionísio fazia o seu 6.º ano a bordo de um bacalhoeiro.

É possível ver na parte final do filme de Lemieux a tripulação a dirigir-se a St. John´s na Terranova para sepultar este pescador. Tal como outros pescadores da frota falecidos durante décadas, foi sepultado no cemitério do Monte Carmelo, em St. John´s, ao que parece sem lápide de identificação.

45 anos depois, um emigrante português nos E.U.A., Sidónio Patrício (na foto), autor do já conhecido site Patricioclan, onde se exibe o filme de 1966, resolveu dirigir-se a St. John´s em busca do local de descanso de Dionísio Esteves. É pois a foto acima que regista esse momento em Março deste ano, local que Sidónio conseguiu identificar comparando com imagens do filme e onde colocou uma singela foto e texto identificativo do desafortunado pescador.

Um enorme agradecimento a Sidónio Patrício pela quase anónima iniciativa de relembrar este pescador “sem lápide”, um de muitos que ficou sepultado longe de Portugal e das suas famílias, os quais não merecem de modo algum o esquecimento, mais ainda pela epopeia na qual estavam inseridos, cuja dureza os tornou heróis e exemplo para muitos.

 

foto de Sidónio Patrício.



publicado por cachinare às 12:19
link do post | favorito

De Jaime pontes a 29 de Maio de 2011 às 11:07
Um obrigado amigo ,pelo reconhecimento e cuidado em ir ao cemitério em Saint Jones sei que aí tem muitos pescadores Portugueses sepultados ,daí o meu reconhecido obrigado ,pela lembrança que você amigo Sidónio Patrício fez em enviar esta foto que a muitos pescadores que ainda estão entre nós diz muito ,e um obrigado António pelo link ,enfim sempre tens algo para nos lembrar Obrigado !!!


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




mais sobre mim
subscrever feeds
últ. comentários
boa noite, poderiam me informar qual a data do pai...
Sales Manager (https://numberoneboats.com/)Sales M...
Este arranjo está relacionado com a sua transforma...
Caro José Valério,Obrigado pelo comentário e refer...
Bom diaParabéns pela excelente pesquisa e apresent...
Parabéns pelo artigo!Não conhecia!
Olá nasci a ouvir as histórias do meu tetravo. Gos...
Caro amigo Cunha - (Carocho do Rio Minho o CORVO)A...
Os meus falecidos pais que eram um jovem casal de ...
A aiola é uma adaptação local da antiga "iole", "y...
tags

a nova fanequeira de vila chã

ala-arriba

alan villiers

apresentação

aquele portugal

argus

arte marítima

bacalhoeiros canadianos-americanos

bacalhoeiros estrangeiros

bacalhoeiros portugueses

barcos tradicionais

caxinas

cultura costeira

diversos

fotos soltas

galiza

jornal mare - matosinhos

memórias

modelismo naval

multimédia

museus do mar

pesca portuguesa

póvoa de varzim

relatos da lancha poveira "fé em deus"

santa maria manuela

veleiros

vila do conde

todas as tags

links
arquivos