Quarta-feira, 27 de Agosto de 2008
O barco de Nordland - Noruega.

O barco de Nordland é um tipo de embarcação de pesca usada desde há séculos nos condados de Nordland, Troms e Finmark no Norte da Noruega e o seu nome deriva do condado de Nordland onde a sua história é mais antiga. Dominou a indústria de pesca das Ilhas Lofoten e Vesterålen durante séculos e está por génese muito aproximado aos velhos navios Viking.

Esta embarcação possúi um casco trincado (não liso) e o leme fixado ao cadaste (na popa). O seu comprimento varia desde o mais pequeno com cerca de 4 metros até aos 12 metros e a boca varia num racio entre 3-1 e 4-1 relativo ao comprimento. Apresenta uma proa e popa elevadas, quilha rasa, casco em V e amuradas interiores, semelhantes a leitos usadas para escorrer as redes ao serem aladas. Alguns dos nordlanders maiores possuem uma cabine amovível usada para abrigo e é frequente possuirem fogão no interior.
O Nordland normalmente enverga uma única e grande vela quadrada, com os barcos maiores e incluírem uma vela de mezena. É um dos poucos tipos de barcos que ainda hoje mantém este velame. O carvalho foi durante séculos a madeira favorita dos construtores navais pela sua resistência ao apodrecimento, rigidez e durabilidade. No entanto o carvalho não está presente para Norte do condado de Trondelag sendo também uma madeira pesada, o que tornaria difícil puxar os barcos para terra, algo levado a cabo diáriamente. Por estas razões, o material usado para o Nordland é quase exclusivamente o pinheiro e nas regiões mais a Norte o abeto. Pinheiro e abeto são madeiras leves que facilitavam o içar do barco mas perdiam na durabilidade.
Quanto às suas reais origens, os povos Sami das orlas costeiras já utilizavam estes barcos em 950 e por volta do ano 1000 os Sami são mencionados como produtores destes barcos para clientes Noruegueses ao longo das comunidades agrícolas junto à costa. Por esta altura os Noruegueses começavam a construir eles mesmos estes barcos. Uma das maiores diferenças entre o Nordland Sami e o Norueguês é o modo como as pranchas do barco eram unidas entre si. Os Sami usavam tripa de rena, literalmente “cosendo” as pranchas uma à outra, enquanto que os Noruegueses usavam rebites de ferro.
Os barcos de Nordland continuaram a ser construídos por mais 1000 anos e em inícios do séc. XX era ainda usado para a pesca e transporte.
Outra das qualidades únicas do Nordland é o seu sistema de lastro, composto por dúzias de pedras redondas do tamanho de um punho fechado, colocadas no fundo. Na eventualidade de naufrágio ou se virar, as pedras rolam de imediato para fora do barco, permitindo que se mantenha a flutuar em vez de ser arrastado para o fundo pelo peso.
Hoje em dia já não é utilizado para a pesca principal, tendo passado a barco de recreio e a entrar em regatas de competição anuais.

 

Foto 1 - Barcos de Nordland grande e pequeno, cerca de 1895.

Foto 2 - Yukon White Lights.



publicado por cachinare às 07:54
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1 comentário:
De Rosangela Larsen a 28 de Junho de 2018 às 19:00
meu tataravô era Armeiro ai Na Noruega. Gostaria de ter mais infoemações sobre ele. Seu nome era Johnny Larsen. Moro no Brasil. Agradeço qualquer informação. Quero muito saber da historia da minha familia.


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