Num periódico de 1975, escrevia-se assim sobre o estado das pescas... «Tentacularmente envolvido pelo “monopólio Tenreiro” também ex-ministro de uma estranha organização paramilitar (a pesca do bacalhau), o sector das pescas, como temos estado a tentar insinuar, já pela sua diversidade já pelo seu aspecto de organização fechada, é um sector vital para o abastecimento do País, mas pouco permeável à informação da população que se vê obrigada a pagar preços escandalosos por peixe tantas vezes duvidosamente fresco, e isto sem se poder aperceber das verdadeiras razões por que o tem de fazer.
Do lado dos pescadores, a situação também não é brilhante, embora o mesmo não possa ser dito em relação aos mestres e armadores: ganhos insuficientes e irregulares, tendo em conta a perigosidade da profissão. No capítulo da assistência e previdência, a maré está longe de ser favorável, atingindo os velhos pescadores não abrangidos pela Previdência que recebem de facto, mas não de direito, o subsídio (esmola) de 200$00.(...)
Com a liquidação definitiva da era salazarista, terminou para a indústria da pesca portuguesa a ditadura tenrista. E note-se que, entre uma e outra figura, se reconhece a existência de uma distância estelar. Jamais se registou na história económica do Ocidente um caso análogo ao do almirante Tenreiro, sem cuja licença foi impossível mexer uma palha durante quatro decénios, em matéria de pesca. Isto num país precursor da pesca longínqua ao bacalhau e que afrontou os maiores riscos da História, desde que os irmãos Corte-Real e Cabot se deslocaram aos bancos da Terranova.
Portugal, pela sua posição atlântica e pela estratégia pesqueira que podia desenvolver, desde bases instaladas no país e nas suas províncias ultramarinas, desde os Açores até Moçambique, podia e devia converter-se sem grande esforço numa das grandes potências pesqueiras mundiais... .»
Não foi por a era salazarista ter terminado que as pescas melhoraram a nível nacional. Na verdade, a política do abate imperou especialmente desde 1986 e os pescadores continuam a ganhar consoante o estado do tempo, o que o mar dá e o que o mercado paga, o que tantas vezes continua a significar fome ou emigração. Até 1974, era ainda natural para os portugueses ter os pés sobre a água, fosse nas pescas, nos transportes, na cabotagem, militarmente, etc. Após isso tudo se abateu, em prol sabe-se lá de quê.
bacalhoeiros canadianos-americanos
relatos da lancha poveira "fé em deus"
A Frota Bacalhoeira Portuguesa.
filme Uma Aventura na Pesca do Bacalhau
documentário "A Pesca do Bacalhau" - 4 partes
filme 1952 - n/m "Alan Villiers" - Estaleiros Navais de Viana do Castelo
filme 1956 - n/m "São Jorge", construção e bota-abaixo
filme 1957 - l/m "Oliveirense"
filme 1958 - Bacalhoeiros em Viana do Castelo
filme 1964 - n/m "Novos Mares", chegada à Gafanha
filme 1967 - "Os Solitários Pescadores-dos-Dóris"
filmes 1977 a 1991 - Nos Grandes Bancos da Terra Nova
filme 1981 - "Terra Nova, Mar Velho"
História / Filmes de referência à Pesca do Bacalhau
Confraria Gastronómica do Bacalhau - Ílhavo
Lugre-patacho "Gazela Primeiro"
Lugre "Cruz de Malta" ex-"Laura"
Lugre "Altair" - "Vega" - "Vaz"
Lugre "Estrella do Mar - "Apollo" - "Ernani"
Lugres "Altair" "Espozende" "Andorinha" "S. Paio" "Cabo da Roca"
Lugres "Silvina" "Ernani" "Laura"
Lugres "Sotto Mayor" "São Gabriel"
Lugre-motor "Creoula" - Revista da Armada
Lugre-motor "Santa Maria Manuela" - Renasce
NTM Creoula em St.John´s, Agosto 1998
A Campanha do "Argus" - Alan Villiers
Lugre-motor "Argus" / "Polynesia II"
Lugre-motor "Primeiro Navegante"
Lugre-motor "Santa Maria Manuela"
Lugres-motor "Maria das Flores" "Maria Frederico"
A Inspiração dos Cisnes 1 (Inglês)
A Inspiração dos Cisnes 2 (Inglês)
A Inspiração dos Cisnes 3 (Inglês)
Navio-mãe "Gil Eannes" - 1959-71 Capitão Mário C. F. Esteves 1
Navio-mãe "Gil Eannes" - 1959-71 Capitão Mário C. F. Esteves 2
Navio-mãe "Gil Eannes" - 1959-71 Capitão Mário C. F. Esteves 3
Navio-mãe "Gil Eannes" - Fundação
Navio-motor "Capitão Ferreira"
Navios-motor "Capitão Ferreira" "Santa Maria Madalena" "Inácio Cunha" "Elisabeth" "São Ruy"
Navio-motor "Pedro de Barcelos" ("Labrador" em 1988)
Arrastão "Santa Maria Madalena" 1
Arrastão "Santa Maria Madalena" 2
Arrastão "Leone II" ex-"São Ruy"
Arrastão "Álvaro Martins Homem"
Arrastão "Argus" ex-"Álvaro Martins Homem" 1
Arrastão "Argus" ex-"Álvaro Martins Homem" 2
Arrastão-clássico "Santo André"
Arrastões-popa "Praia da Santa Cruz" "Praia da Comenda"
Arrastão-popa "Inácio Cunha" hoje "Joana Princesa"
Arrastão-popa "Cidade de Aveiro"
Estaleiros de Viana do Castelo
# Quando o "Cutty Sark" foi o português "Ferreira"
# Quando o "Thermopylae" foi o português "Pedro Nunes"
# Quando o "Thomas Stephens" foi o português "Pêro de Alenquer"
# Quando o "Hawaiian Isles"/"Star of Greenland"/"Abraham Rydberg III" foi o português "Foz do Douro"
filmes - Mares e Rios de Portugal.
Catraia Fanequeira de Vila Chã, Vila do Conde
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