«O veleiro “Gazela Primeiro” (antigo bacalhoeiro português), o veleiro oficial de Filadelfia, E.U.A., transportava 30 dóris quando pescava nos Grandes Bancos do oceano Atlântico.
Um dóri, é um pequeno bote de madeira usado por um único pescador, que estendia uma longa linha com inúmeros anzóis em busca do bacalhau. Quando o “Gazela” veio para Filadelfia no final dos seus quase 70 anos de vida na pesca, existiam ainda 6 dóris a bordo. Nestes últimos 43 anos, esses dóris deterioraram-se ao ponto de só restar um único dóri original e em péssimo estado.
De modo a evidenciar o papel do “Gazela” como um museu vivo de 113 anos que ensina ecologia e a preservação dos recursos naturais, é importante mostrar como se fazia a pesca à moda das longas linhas, onde somente o peixe grande era apanhado, um de cada vez, método esse que preservava as espécies.
Assim, em 2011, Tony Souza (na 1.ª foto), de Ottsville, Pensilvânia, E.U.A., um membro voluntário da tripulação do “Gazela”, deciciu construir um novo dóri na oficina de sua casa. O dóri ´37´ juntou-se ao navio em Maio de 2011 e acompanha-o nas suas visitas a portos da costa leste desde Norfolk, Virgínia até à Nova Escócia.
No final de cada dia de pesca, os 30 dóris eram retirados da água e empilhados uns dentro dos outros no deque do “Gazela”. Com o agora novo dóri da oficina de Tony, passam a existir dois dóris que permitem exibir o exemplo do empilhar, e dois dóris para a tripulação do navio usar na prática de os largar e içar a bordo, bem como de neles remar. Como é óbvio, quando existe um par seja do que for, haverá competição!
O “Gazela” largava todos os anos do seu porto em Lisboa, Portugal, para os Grandes Bancos da Terranova. Nos seus últimos anos de faina, o “Gazela” aventurava-se até ao Círculo Polar Ártico em busca do bacalhau. Em 1970 o “Gazela” foi comprado e adicionado ao Museu Marítimo de Filadelfia. Desde então, este grande e antigo lugre-patacho de madeira, tem sido manobrado e mantido pelo Fundo para a Preservação dos Navios de Filadelfia (Philadelphia Ship Preservation Guild), uma organização totalmente voluntária.
O novo dóri é feito em cipreste da Nova Escócia e carvalho branco da Pensilvânia. Está pintado no tradicional ´sangue de boi´, cor da antiga empresa de pesca do “Gazela”. Grandes números brancos pintados junto à proa identificavam cada dóri. O novo dóri ostenta o número ´29´, escolhido pela pessoa que mais contribuiu para a compra dos materiais de construção. Este dóri ficou pronto a tempo de participar na regata ´Walnut 2 Walnut´, patrocinada pelo Museu Portuário de Filadelfia, a 31 de Maio de 2014.
O dóri ´29´ une-se pois ao dóri ´37´, também construído por mim, no deque do “Gazela”, como parte do museu vivo que é este navio de pesca Português com 113 anos.»
traduzido-adaptado do texto original de Tony Souza.
fotos – Tony Souza.
O “Gazela” está de momento à procura de uma doca-seca para a há muito necessária tarefa de o tirar da água. Não tem sido fácil encontrar as instalações com o tempo necessário e um preço aceitável. O “Gazela” não tem dinheiro para uma grande recuperação e assim a doca-seca seria somente para inspecção e reparações. O Tony Souza continua a sua campanha em prol de uma extensa reconstrução das obras vivas do casco do navio, mas sem dinheiro não é possível. Só o custo da doca-seca é de 50.000 dólares.
Fica lançado o apelo a algum filantropo ou organização filantrópica que possa ajudar.
O Tony Souza pode ser contactado em tjsouz@frontiernet.net ou no 610-847-5017.
bacalhoeiros canadianos-americanos
relatos da lancha poveira "fé em deus"
A Frota Bacalhoeira Portuguesa.
filme Uma Aventura na Pesca do Bacalhau
documentário "A Pesca do Bacalhau" - 4 partes
filme 1952 - n/m "Alan Villiers" - Estaleiros Navais de Viana do Castelo
filme 1956 - n/m "São Jorge", construção e bota-abaixo
filme 1957 - l/m "Oliveirense"
filme 1958 - Bacalhoeiros em Viana do Castelo
filme 1964 - n/m "Novos Mares", chegada à Gafanha
filme 1967 - "Os Solitários Pescadores-dos-Dóris"
filmes 1977 a 1991 - Nos Grandes Bancos da Terra Nova
filme 1981 - "Terra Nova, Mar Velho"
História / Filmes de referência à Pesca do Bacalhau
Confraria Gastronómica do Bacalhau - Ílhavo
Lugre-patacho "Gazela Primeiro"
Lugre "Cruz de Malta" ex-"Laura"
Lugre "Altair" - "Vega" - "Vaz"
Lugre "Estrella do Mar - "Apollo" - "Ernani"
Lugres "Altair" "Espozende" "Andorinha" "S. Paio" "Cabo da Roca"
Lugres "Silvina" "Ernani" "Laura"
Lugres "Sotto Mayor" "São Gabriel"
Lugre-motor "Creoula" - Revista da Armada
Lugre-motor "Santa Maria Manuela" - Renasce
NTM Creoula em St.John´s, Agosto 1998
A Campanha do "Argus" - Alan Villiers
Lugre-motor "Argus" / "Polynesia II"
Lugre-motor "Primeiro Navegante"
Lugre-motor "Santa Maria Manuela"
Lugres-motor "Maria das Flores" "Maria Frederico"
A Inspiração dos Cisnes 1 (Inglês)
A Inspiração dos Cisnes 2 (Inglês)
A Inspiração dos Cisnes 3 (Inglês)
Navio-mãe "Gil Eannes" - 1959-71 Capitão Mário C. F. Esteves 1
Navio-mãe "Gil Eannes" - 1959-71 Capitão Mário C. F. Esteves 2
Navio-mãe "Gil Eannes" - 1959-71 Capitão Mário C. F. Esteves 3
Navio-mãe "Gil Eannes" - Fundação
Navio-motor "Capitão Ferreira"
Navios-motor "Capitão Ferreira" "Santa Maria Madalena" "Inácio Cunha" "Elisabeth" "São Ruy"
Navio-motor "Pedro de Barcelos" ("Labrador" em 1988)
Arrastão "Santa Maria Madalena" 1
Arrastão "Santa Maria Madalena" 2
Arrastão "Leone II" ex-"São Ruy"
Arrastão "Álvaro Martins Homem"
Arrastão "Argus" ex-"Álvaro Martins Homem" 1
Arrastão "Argus" ex-"Álvaro Martins Homem" 2
Arrastão-clássico "Santo André"
Arrastões-popa "Praia da Santa Cruz" "Praia da Comenda"
Arrastão-popa "Inácio Cunha" hoje "Joana Princesa"
Arrastão-popa "Cidade de Aveiro"
Estaleiros de Viana do Castelo
# Quando o "Cutty Sark" foi o português "Ferreira"
# Quando o "Thermopylae" foi o português "Pedro Nunes"
# Quando o "Thomas Stephens" foi o português "Pêro de Alenquer"
# Quando o "Hawaiian Isles"/"Star of Greenland"/"Abraham Rydberg III" foi o português "Foz do Douro"
filmes - Mares e Rios de Portugal.
Catraia Fanequeira de Vila Chã, Vila do Conde
Maria do Mar - Nazaré, anos 30 - 9 partes
Tia Desterra - Póvoa de Varzim - 12 contos
Douro, Faina Fluvial - 1931 - 2 partes
Pescadores da Afurada, anos 60 - 2 partes
Palheiros de Mira - Onde os Bois Lavram o Mar - 1959
Lagoa de Santo André - 3 partes
Douro, Descida do Rio - 2 partes
Algarve, Atum na Costa - 2 partes
Estaleiros Navais de Viana do Castelo - 65 anos
A "Cumpanha".
Modelos de Navios de Prisioneiros de Guerra-POWs Bone Ship Models
A Lancha Poveira - Póvoa de Varzim
Museu Dr. Joaquim Manso - Nazaré
Bate Estacas - Barcos Tradicionais
Indigenous Boats - Barcos Indígenas
Carreteras, oceanos... - Galiza
Embarcações Tradicionais da Ria de Aveiro
COREMA - Associação de Defesa do Património
Singradura da Relinga - Galiza
O Piloto Prático do Douro e Leixões
Olivença é Portuguesa.